Translate

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

VOCÊ NÃO NAMORA? ESTÁ DOIDO? - 7

Os sete hábitos de um namoro altamente defeituoso
Texto extraído do livro "EU DISSE ADEUS AO NAMORO"
By: Joshua Harrys
 
LEIA A PARTE 1 AQUI               LEIA A PARTE 2 AQUI         LEIA A PARTE 3 AQUI          LEIA A PARTE 4 AQUI          
LEIA A PARTE 5 AQUI               LEIA A PARTE 6 AQUI



RECONHECENDO AS TENDÊNCIAS NEGATIVAS DE UM NAMORO

7. O namoro cria um ambiente artificial para avaliar o caráter de outra pessoa.

Apesar de muitos relacionamentos não serem direcionados para o casamento, alguns – especialmente entre estudantes de faculdade mais velhos - têm o casamento como sua motivação. As pessoas que querem sinceramente descobrir se determinada pessoa é uma boa opção para o casamento precisam entender que o namoro típico, na verdade, atrapalha este processo. O namoro cria um envolvimento artificial para duas pessoas interagirem.
Consequentemente, cada pessoa pode facilmente apresentar uma imagem igualmente artificial.

Na entrada da garagem de casa temos uma cesta de basquete que permite o ajuste em diferentes alturas. Quando regulo a cesta quase um metro abaixo do padrão, eu pareço ser um excelente jogador de basquete. Enterrar não é nenhum problema. Eu deslizo pelo chão e faço a cesta todas as vezes. Mas a minha “habilidade” existe apenas porque eu rebaixei os padrões - eu não estou jogando no ambiente real. Me coloque em uma quadra com o aro a três metros do chão, e eu volto a ser um “homem branco que não sabe enterrar”.*

De modo semelhante, o namoro cria um ambiente artificial que não exige que a pessoa apresente as suas características positivas e negativas. Em um namoro, a pessoa pode entrar no coração do parceiro usando atitudes cheias de charme. Ele dirige um carro legal e paga todas as despesas; ela é linda. Mas e daí? Ser um cara divertido em um passeio não diz nada sobre o seu caráter ou a sua habilidade em ser um bom marido ou esposa.

O namoro é algo divertido, em parte porque nos dá uma folga da realidade. Por esta razão, quando estiver casado eu planejo ter o hábito de namorar com a minha esposa. No casamento, você precisa tirar uma folga da tensão do trabalho e das crianças; você precisa “dar uma rugida” de vez em quando. Mas duas pessoas que estão avaliando a possibilidade de se casarem precisam ter certeza que elas interagem não apenas em situações divertidas e românticas do namoro, A sua prioridade não deve ser fugir da vida real; eles precisam de uma boa dose de realidade objetiva! É necessário ver o outro nas situações reais da vida com familiares e amigos. Eles precisam ver o outro servindo e trabalhando. Como ele interage com as pessoas que o conhecem melhor? Como ele reage quando as coisas não saem como planejado? Ao considerar um parceiro em potencial, precisamos encontrar respostas a estas questões - questões que o namoro não irá responder.

 * n.t. - Título de um filme sobre jogadores de basquete de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário