Translate

sábado, 18 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO SONO

FONTE: Unifesp Virtual


O sono é crucial para que ocorra a transferência das informações guardadas durante o dia, temporariamente, no hipocampo - uma espécie de memória provisória localizada na base do órgão - para uma área mais sofisticada, maior e permanente - o córtex, a chamada massa cinzenta. Diversas pesquisas comprovam que o cérebro quase não valoriza as informações vindas quando se está dormindo, pois ele ocupa-se em promover uma tertúlia entre o hipocampo e o córtex durante toda a noite.

Durante o sono, sobretudo na fase dos sonhos, o cérebro é capaz de ligar lembranças novas e antigas para encontrar as soluções de questões ou de problemas. Tais soluções "aparecem" quando a pessoa acorda.
O sono possui fases diferentes e é preciso que elas se repitam várias vezes para que o armazenamento de dados pelo cérebro seja bem-feito. Assim, alguém que dorme 10 horas tem quase dobrada a sua habilidade de fixar as informações. Da mesma forma, acordar antes de completar as 6 horas pode fazer com que se perca tudo o que estava sendo gravado e aprendido.

Não é apenas para a memória que o sono é importante. Durante esse período, o organismo aproveita para se recuperar do cansaço físico. Além do relaxamento muscular, é principalmente à noite que se produz o hormônio do crescimento. Na criança, esse hormônio é indispensável ao desenvolvimento e, no adulto, promove a cicatrização e a reposição de células da pele. O sistema imunológico também se refaz.

No Brasil, não há estatísticas sobre os hábitos de repouso da sociedade. Acredita-se que nas grandes cidades parte da população sofra com privação de sono. As causas são várias: o trabalho noturno, o aumento das atividades diárias e as doenças, como a apnéia, uma interrupção momentânea na respiração que leva a pessoa a acordar.


Diversas pesquisas comprovam que ficar sem dormir às vezes pode ser tão perigoso quanto consumir bebidas alcoólicas:

CLICA QUE AUMENTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário