Translate

sábado, 21 de julho de 2012

CINCO INIMIGOS DA OBRA DE DEUS


 
 
Pare um pouco e pense sobre inimigos da obra de Deus. Pense em todos os que vierem à sua mente.

Creio que você deve ter pensado em primeiro lugar no Diabo. Sim, ele é o arqui-inimigo da obra de Deus e dos crentes em geral. Mas, posso ajuda-lo lembrando de que poderíamos arrolar como inimigos da obra de Deus as seitas e religiões pagãs; os vários governos anticristãos; os ímpios de uma forma geral; os hereges e apóstatas; etc. Entretanto, precisamos lembrar que existem muitos inimigos ocultos dentro da própria igreja, ou melhor, ocultos nos membros das igrejas, minando paulatina e seletivamente o avanço da obra missionária e da evangelização por exemplo.

Estes inimigos não têm uma forma, mas podem ser vistos nos comportamentos e atitudes dos crentes; não tem hora nem dia para começar a agir, mas quando aparecem causam estragos muitas vezes irreversíveis. Suas ações não se restringem apenas aos crentes comuns, já dominaram grande parte dos ministros e líderes evangélicos, já dominaram congregações e denominações inteiras!

A essa altura, calculo que você está no mínimo curioso para saber quem ou quais são estes inimigos.

Mas antes, gostaria de perguntar-lhe qual é o seu grau de comprometimento na obra de Deus (não perguntei se exerce um cargo hierárquico ou alguma liderança, pois nas minhas observações percebi que muitos irmãos quando se tornam obreiros ou lideres parece que viraram poços estagnados, em vez de canais de bênçãos). Caso seu comprometimento seja superficial ou irrelevante, é bom começar a se preocupar, pois é aí que encontramos o primeiro inimigo: o DESCASO.

Pare um pouco e reflita sobre o tempo que investe em oração e comunhão com Deus, intercedendo por Sua obra. Agora, pense no tempo que gasta na Tv, nas redes sociais, etc., ou em outras formas de lazer e diversão. Se este tempo for substancialmente maior que aquele que passa em comunhão com o Senhor (se é que passa), já posso lhe apresentar o outro inimigo em potencial: a MUNDANIDADE.

Você é do tipo que acha absurdo entregar dizimos, ofertar, contribuir com a obra missionária e com os ministérios da igreja? Mesmo achando que é um absurdo deixar parte de seus ganhos na igreja, você é daqueles crentes que investem milhares de reais por ano em locadoras, cinemas, pizzarias, restaurantes, shoppings, etc.? Pois é, assim encontramos a grande inimiga MESQUINHEZ.

Ah! Sabia que quando se faz apelos sobre missões – para interceder, contribuir ou ir ao campo – muitos irmãos dão de ombros, ou se escondem atrás das desculpas de que “não estão preparados”, que “Deus não tocou no coração” ou que “missões é pra bem poucos”, etc.
Você é um dentre estes que desprezam os apelos para o compromisso missionário, sob tais pretextos? Sinto muito, é um grande desprazer para mim, mas tenho de lhe revelar outro inimigo da obra de Deus dentro da igreja: a INCREDULIDADE.

Por último, gostaria de registrar nesta pequena, embora não exaustiva lista, a inimiga que é também cruel, e tem frustrado muitos planos na obra do Senhor.

Por estarmos vivendo um tempo que oscila entre crises, muitos irmãos tem adotado uma postura de recuo e medo. Com este comportamento temem por assumir, ou sustentar desafios e compromissos relacionados à obra de Deus. Todos os dias, dezenas de cristãos ao redor do mundo abandonam atividades, cargos e funções nas igrejas, suprimindo prioridades espirituais e embrenhando-se no secularismo. Eis a COVARDIA, a inimiga silenciosa, porém fatal! Quem por ela for dominado, deve lembrar que Deus não tem parte com os tímidos, nem com os covardes!

- pr Aécio

ADAPATADO DO BOLETIM DA IGREJA CRISTÃ IBERO-AMERICANA
EDIÇÃO DE 03/04/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário