Translate

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO

TERÁ INÍCIO NO DIA 21, DOMINGO


As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que adiantar os relógios em uma hora

A partir do próximo domingo, brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mais  o estado de Tocantins, deverão adiantar seus relógios em uma hora, marcando o início do horário de verão, que vai até 17 de Fevereiro de 2013. 

O Ministério de Minas e Energia informa que durante este período espera-se uma redução de até 5% no consumo no horário de pico - entre 8h e 21h. O horário de verão é uma estratégia adotada em razão do aumento da demanda por energia nesta época do ano, que resulta das temperaturas mais altas e do aumento na produção do setor indústrial com a aproximação das festas de fim de ano. O Norte e Nordeste não aderem à mudança Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a economia nesses mercados é pouco expressiva, logo, não se justifica a participação.

Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

A vigência do horário de verão começa à meia-noite de sábado, dia 20. Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

COM INFORMAÇÕES DE O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário