Translate

sábado, 13 de abril de 2013

MORRE BRENNAN MANNING (1934-2013)

POR: Pr Jamierson Oliveira (Via Facebook)



Escritor e orador celebrado em todo o mundo, principalmente no campo da espiritualidade, seus livros “O Evangelho maltrapilho”, “O impostor que vive em mim”, “Assinatura de Jesus”, são verdadeiros best-sellers, tratados como verdadeiros manuais devocionais. No Brasil seus livros são publicados pela Editora Mundo Cristão.

Mas Manning não é uma unanimidade. Seus escritos, aos quais já li, são sedutores pela forma simples e envolvente que trabalha temas complicados, mas sua abordagem cheira a heresias, que passam despercebidas da maioria esmagadora dos crentes. 

Com uma teologia relativisadora, um Evangelho universalista e psicoterapeutico, uma igreja inclusiva e permissiva e um Cristo incapaz de irar-se e trazer juízo sobre os filhos da desobediência (Sl 5.5; Jo 3.36; Gl 5.21), a recomendação mínima que deixo, é que Brennan Manning seja lido com extremo cuidado, como se come peixe. 

Seus ensinos, estranhos à ortodoxia bíblica, vão da tolerância com a homossexualidade até fórmulas e práticas inspiradas na espiritualidade novaerense, e dos cultos orientais e do catolicismo medieval.

Certamente, com esse post, serei mais um daqueles “idólatras da bíblia”, como ele acusa os cristãos que entendem ser as Escrituras a plena e absoluta revelação de Deus aos homens. Mas como disse Pedro: “Antes importa obedecer a Deus dos que aos homens”, mesmo que crer na absoluta suficiência da Palavra de Deus seja antiquado e anti-intelectual.

Frase foto é um trecho do “Assinatura de Jesus”, pg 188

Nenhum comentário:

Postar um comentário