Translate

quarta-feira, 19 de junho de 2013

MINHAS IMPRESSÕES SOBRE AS RECENTES MANIFESTAÇÕES E PROTESTOS PELO BRASIL


" EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO NÃO HÁ TEMOR, HÁ TOLERÂNCIA E RESPEITO."

Não há como assistir o que estamos vendo nos últimos sete dias em algumas capitais do país sem reagir de alguma forma. Pois, é minha reação vem em forma de escrita, de reflexão. Na minha cabeça, pairam as imagens dos cartazes contendo as reivindicações e os gritos das palavras de ordens. Pairam também os gritos das palavras de ordens (algumas desencontradas ou desconexas, outras meras repetições) e o hino nacional cantado quase como um mantra pelas multidões.

Leio as notícias na internet, “garimpo” nas redes sociais e, nos intervalos do dia, assisto de tudo um pouco, pulando de canal em canal em busca das últimas notícias.

Nesse tempo, processei todas as informações à disposição, juntei com muita coisa que já vi ao longo dos meus 46 anos de vida e tirei minhas próprias conclusões, minhas impressões.

A primeira, é que definitivamente o país acordou, mas acordou tarde demais. O Brasil se deixou embalar, “deitado eternamente em berço esplêndido” e ao som de discursos demagógicos que o manteve entorpecido num sono profundo de resignação e inércia, enquanto políticos-bandidos tomaram o poder, de onde só sairão através de um golpe ou de uma revolução (que seja) democrática sem precedentes.

A segunda impressão é que os protestos são por tudo, ou por nada! Isso mesmo, vejo pessoas protestando e reivindicando objetivamente – baixas tarifas de transportes, transparência nas contas públicas, educação, etc. Entretanto, no meio das turbas embaladas por sentimentos e motivações legítimos tem muita gente sem a mínima noção do que está fazendo lá! Baderneiros marginais, oportunistas que se aproveitam da ocasião não para protestar, mas para tumultuar, quebrar, saquear, roubar e atacar policiais.

Minha terceira impressão sobre os protestos vão de encontro à opinião de muita gente, de muitos amigos, inclusive. Acho que a maioria maciça das pessoas que estão protestando nas ruas não tem moral para estar lá, pela simples razão de que protestam contra políticas e políticos que eles mesmos escolheram nas urnas! Um povo que vota mal tem governo idem, essa é a lógica da coisa! Por exemplo, muitos eleitores do Tiririca (um palhaço alienado da política usado como guindaste de um partidinho medíocre) estão gritando por mudanças na política; pessoas que elegeram Paulo Maluf a deputado federal (criminoso procurado pela Interpol) estão lá; eleitores do Haddad, a quem acabaram de eleger e da Dilma a quem brindaram com a reeleição, e que agora gritam contra eles, também estão lá!

A quarta e última impressão (por enquanto) é que os protestos talvez não surtam os efeitos esperados, que não mudem substancialmente o estado atual das coisas no Brasil, pela simples razão de que não há unanimidade em lado nenhum. Os governos (federal, estadual e municipal) têm falas divergentes, acusam-se mutuamente e adotam o discurso “toma que o filho é teu”. Por outro lado, os próprios manifestantes não têm acordo! Esses "quebram o pau” entre si e instalam o caos por onde passam, contraditoriamente gritando palavras de ordem, enquanto promovem a desordem – e, por favor, não venham querer incriminar as polícias, pois até agora vi excessos dos dois lados, aliás, muito mais do lado dos manifestantes!

É o que penso!

Um abraço,

- pr Aécio -

Nenhum comentário:

Postar um comentário