Translate

terça-feira, 30 de julho de 2013

FÉ E CULTURA CONTEMPORÂNEA

POR: Pr Jefferson Sciola


Texto: Ezequiel 1 a 9

Na narrativa do livro do profeta Ezequiel, capítulos de 1 a 9, encontramos o “filho do homem” (que é como Deus o chama), como alguém que pertence e vive em meio a um povo, porém, se distingue dele no que diz respeito ao discernimento e avaliação do momento espiritual em que vive esse povo.

O profeta se torna, então, instrumento de Deus para manifestar a visão divina sobre a condição que se encontra aquele povo, que é terrível, cujos resultados colhidos como consequência desse comportamento serão ainda mais terríveis (Gl 6.7b).

O profeta passa a ser alguém que conhece e que se angustia com as duras novas que recebe de Deus a respeito da condição de seu povo. A pergunta é: Como lidar com os sentimentos e responsabilidades inerentes a grandeza do que lhe foi revelado? Como ajudar seus irmãos, sem ser participante da sua maneira de viver? Como sofrer de maneira frutífera a condição de pertencer a esse povo, sem deixar que esse sofrimento o faça sucumbir?

Vivemos um momento da igreja no Brasil em que Deus desperta homens como Ezequiel para se insurgirem contra os eventos que são frutos da proliferação do pecado entre o Seu povo: Falsos profetas, distorções do evangelho, injustiças, idolatria (tudo o que substitui o lugar de Deus em nosso coração se torna um ídolo), etc. Nesse caso, todos os que são despertados se tornam instrumentos de Deus, profetas no sentido de serem aqueles que portam, anunciam e vivem a palavra de Deus.

No tempo presente, temos que ser misericordiosos sem sermos condescendentes; ser denunciadores sem sermos acusadores; ser instrumentos de justiça sem sermos justiceiros; ser santos sem sermos religiosos; ser humildes sem sermos omissos; ser verdadeiros sem sermos intolerantes; ser pacificadores sem aceitarmos e cooperarmos com distorções teológicas; ser obedientes sem sermos néscios.

Agindo assim, acredito que poderemos livrar da ira de Deus tanto a nós mesmos como aqueles que nos ouvirem (I Tm 4.16) - lembrando que receber a ira de Deus não se trata de receber um sentimento que se desdobra em uma ação d’Ele, mas em receber o salário (recompensa) do pecado (Rm 6.23); e que essa ira só recai onde há ausência de Sua misericórdia.

À Deus toda a glória!

- Pr Jefferson Sciola –
________________________________________________________

É com muita honra que apresentamos aos nossos leitores o mais novo integrante da equipe de pastores da Igreja Cristã Ibero-Americana, Jefferson Sciola. 
Ele é casado com Valquíria e tem dois filhos: Leonardo e Gabriela.

2 comentários:

  1. Parabens Igreja Ibero Americana,agradeço a Deus por ter colocado em meu caminho e da minha familia homens como o Pr. Aecio, Pr. Robson, Pr. Carlos, Pr. Lucas e agora Pr. Jefferson para compor este grupo de homens de Deus e verdadeiros pastores que cuidam das suas ovelhas nos ensinando, como atraves deste texto a vontade de Deus para nossas vidas.A Paz , que Deus os abençoe. Beth

    ResponderExcluir
  2. É isso, Beth! Junte-se ao seu comentário um rebanho maravilhoso, e o que a gente tem é uma IGREJA assim, com todas as letras maiúsculas mesmo!

    pr Aécio

    ResponderExcluir