Translate

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

NOTÍCIAS DAS FILIPINAS

SOS Filipinas
Fonte: Missão AME



Relato por Skype do líder da equipe voluntária SOS FILIPINAS 27/NOV/2013

"Estamos agora em Roxas, sem eletricidade, utilizando o gerador, sem conseguir abrir email. Atendimento médico para 900 pessoas, há muita pobreza e necessidades (70% perderam os telhados de suas casas).

As casas que eram de bambu foram todas destruídas. A devastação é muito larga. Capiz é o Estado. A equipe tem orado e colocado a pulseirinha da salvação. Pelo menos 14 a 15 pessoas por dia estão pedindo aconselhamento e o que tem ajudado é que boa parte do povo sabe inglês.

Pelo caminho é só devastação, postes arrancados, árvores caídas, casas destruídas, todas as casas de bambú foram ao chão... numa reunião com o governador, prefeito e ministério da Saúde, puderam orar e o prefeito não parava de chorar.
Todos os dias à noite cai um pé dágua com relâmpagos, inclusive. Todas as igrejas precisam de alguma reforma. Algumas pessoas foram à casa de amigos/parentes mas muitas delas não tem para onde ir.

Equipe da Conexão 1ª. (PIB Sto.André) vai dar o último atendimento amanhã. Dr. Jay retornou no dia 26. Odontologia é muito carente, com até 5 extrações de dentes de uma só vez.

Tratamos casos de abuso; em 1 igreja até 6 casos. Atendimento em torno de 220 pessoas só ontem... equipe bastante exigida, acordando diariamente às 5 h.

Necessidades urgentes
Recuperação de telhados (o que está sendo feito é somente paliativo, o telhado de Zinco no momento está muito caro)
Saneamento básico
Saúde: problemas de pele, respiratório, pressão alta (sob stress)"


Relato de uma voluntária da equipe:


"Chegamos hoje pela manhã em Capiz.
Fomos recepcionados pela igreja.
E mais uma reunião com os pastores locais para decidir qual será a nova agenda do grupo por aqui ja que amanhã uma parte volta para o BRasil.
É impossivel não notar que um grande tufão atingiu esse lugar, pois por todos os lados as avores, casas e postes estão ao chão,
árvores tão grandes com suas raízes arrancadas para fora da terra, casas grandes e pequenas destruidas, algumas já estão sendo reconstruidas.
Tivemos duas reuniões hoje, a primeira com o governador do estado que recebeu o grupo todo, falou das necessidades e disse que todos os dias as 6 da tarde as ONGs de ajuda local fazem reuniões para estabelecer estratégias nos convidando a participar.
Depois estivemos na prefeitura. Foi engraçado ao chegar lá escutamos um som alto um grupo tocando e cantando.
Entre esse grupo estava o prefeito da cidade que depois de tocar uma música nos recebeu em sua sala.
Foi estranho olhar que dentro de uma prefeitura o prefeito poderia estar tocando e cantando com outras pessoas, ainda mais em um lugar onde acaba de se acontecer uma grande catástrofe!! Mas depois que se sentou com olhos lacrimejantes ele disse que 70 por cento da cidade foi atingida e devastada, 600 mil pessoas atingidas, muitos mortos!! disse que esse era o tempo de restauração e reestruturação da cidade e que cantar e tocar podia ajudá-lo a aliviar tanto peso e sofrimento que passou nos ultimos dias.
Nosso coração foi quebrado realmente em frente a prefeitura, os enfeites de natal ja foram postos, e quando saímos a noitinha podemos ver as cores do pisca pisca brilhando iluminando os enfeites natalinos.
Amanhã continuamos os trabalhos nessa área, esperando muitas pessoas, algumas graves e algumas somente esperando nos ver, ou ouvir.
Que o Senhor continue operando...Hoje podemos saber que ainda há dificuldade de ajuda em alguns lugares. E o povo continua na espera..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário