Translate

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

ANO NOVO, VIDA NOVA?

 



FONTE: Vidanet

Mais uma vez temos a oportunidade de fechar um ciclo de 365 dias. Quando pensamos no ano que se finda e no que esperamos viver no ano que se inicia, somos levados a avaliar e sonhar. Avaliar é saudável quando o fazemos para crescer, para aprender com as experiências vividas. Alguém transformou esta experiência em um poema chamado “Oração de Ano Novo”.

À minha mesa, com tremor nos lábios, feita estava a lição.
Querido mestre, dá-me outra folha nova, nesta só fiz borrão.
No lugar da primeira tão suja, tão manchada,
deu-me outra limpa imaculada.
E em Seus olhos tristes eu vi um novo brilho.
- Faça agora melhor, com mais cuidado meu filho – disse o mestre.
Com coração temente a Deus vi passar o velho ano
Erros, pecados, negligência e maldade…..
Perdoados e esquecidos pela Sua grande bondade.
- Meu filho querido faça um novo propósito,
venha andar comigo cada dia do novo ano!

Sonhar faz parte da necessidade humana de esperar algo maior e melhor para o futuro. Viver com expectativa de crescer e melhorar é saudável e uma característica de quem é discípulo de Cristo. Deus tem reafirmado o Seu compromisso de SEMPRE nos ajudar a crescer e melhorar através da Sua Palavra: “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”

Ao começarmos mais um ano dado por Deus, podemos olhar para a vida de uma forma mais objetiva. Podemos identificar algumas áreas específicas que merecem a nossa cuidadosa reflexão. Após ler as perguntas abaixo, pense e escreva em um papel ou na sua agenda uma ou duas frases que expressem o seu plano de crescimento para o novo ano que se inicia. 

Física – Você está com sobrepeso? Você está cansado, estressado ou sem forças? Como você avaliaria sua nutrição pessoal e frequência de exercícios físicos? Você é intencional na forma como trata e cuida de seu corpo? 

Mental – Você acha que ainda está aprendendo, não apenas profissionalmente, mas também de forma mais ampla e geral? Você continua tendo uma curiosidade intelectual sobre a vida? Você investe tempo significativo lendo livros e artigos que não fazem parte de suas áreas de interesse, apenas para “ampliar suas perspectivas”? 

Emocional – É você quem controla suas emoções ou são elas que o controlam?  Você já lutou contra a depressão? Você costuma ficar com raiva por um período de tempo desproporcional? Você acha que possui um espírito crítico, ou uma atitude geralmente negativa?  Você tem procurado amadurecer emocionalmente? 

Relacional – Como está seu relacionamento com seus pais, seu cônjuge e seus filhos? Você tem amigos íntimos? Membros da sua família desejam passar tempo com você? Você tem feito novos amigos ultimamente? Como é seu relacionamento com seus irmãos em Cristo? 

Vocacional – Como você avaliaria sua carreira até aqui? Você está realizado profissionalmente? Será que é o momento para realizar alguma mudança? Você exerce sua profissão com “senso de missão cristã” ou só trabalha para ganhar dinheiro e pagar as contas? 

Finanças – Suas finanças estão equilibradas?  Se você tem dívidas, como planeja reduzi-las e eliminá-las? Você tem reservas para cobrir um imprevisto ou algo inevitável? Você tem sido fiel e regular na entrega dos dízimos ao Senhor? Você tem abençoado missionários, obras sociais e sua igreja com suas ofertas? 

Espiritual – Você sabe para onde irá quando morrer? Você é controlado pelo Santo Espírito de Deus ou pelo espírito pecaminoso? Como está a sua vida devocional? Você tem estudado a Bíblia, a sós e em grupo? Você tem um filho na fé, um discípulo? Você tem um companheiro de fé com quem você ora e compartilha? Você tem regularmente adorado a Deus participando dos cultos da sua igreja?

Você deseja experimentar mudanças para melhor nesse novo ano? Coloque este plano de crescimento nas 7 áreas acima em um lugar visível e “entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e Ele agirá.”
Desejo a você um FELIZ E ABENÇOADO ANO NOVO em que você veja os seus sonhos transformados em realidade!

By: L. Roberto Silvado

Nenhum comentário:

Postar um comentário