Translate

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CRISTÃOS SEM CRISTO

 
Dia destes postei uma mensagem em meu Blog com o título "CRISTIANISMO SEM CRISTO". Foi uma crítica ao cristianismo "genérico", institucionalizado, denominacionalizado, deparmentalizado e esvaziado da expressão da Glória de Deus que a gente presencia em nossos dias.

Não há como fugir dessa realidade: A religião cristã, o chamado Cristianismo desse século, está em franco declínio e a impressão que tenho é que a própria Igreja está passiva demais, refém desta situação e, o pior, oferecendo pouca ou nenhuma resistência!

Mas quem faz o Cristianismo? Quem dá carne e osso para a fé inicialmente abraçada por 12 homens, e que ("aos trancos e barrancos") se espalhou por todo o mundo, e que hoje ocupa o status de uma das maiores religiões de todos os tempos? Sim, somos nós, os chamados cristãos! Então,  é hora de meter a navalha na carne e assumirmos nossa parcela de responsabilidade, avaliando sem nenhuma reserva a qualidade de cristãos que temos sido. Lamentavelmente muitas pessoas até confessam a Cristo, mas será que Ele as confessará diante do Pai naquele dia?

Não, não quero e nem acredito que vou mudar isto ou aquilo (nem tenho cacife pra isso), mas até onde esta postagem chegar e a quem chegar, quero apenas propor que se faça uma sincera avaliação pessoal, desprovida de paixões ou pieguismo. Podemos começar com uma pergunta: Meu testemunho expressa a fé prática e genuína em Cristo? - Lembre-se que a palavra "cristão", palavra grega (christianoi) que foi como os primeiros discípulos foram chamados pela primeira em Antioquia (At 11.26), surgiu para identificar os adeptos da fé que se propalava tão rapidamente naqueles dias.

Muita gente se auto denomina cristã só por que nasceu em um "lar cristão" ou por que um dia passou a crer em Jesus, frequentar uma igreja de confissão cristã, etc. Mas, isso explica tudo? Claro que não!
Tenho dito que não existe essa de "cristão de berço", isso é balela, conversa fiada! A suposta lógica "filho de crente crentinho é" não se aplica aqui, pois é fácil a gente encontrar um filhos de crente que "cretino é"!

Mas, não é só de cretinos que o cristianismo moderno está cheio, não. Tem ladrão, trambiqueiro, trapaceiros, viciados em todo tipo de patifaria e muitos outros pelegos, cujos exemplos de vida são pior do que pau de galinheiro (peço a lincença para a metáfora nada agradável), advogando para si a identidade de cristão... Vai nessa!

 - pr Aécio -

3 comentários:

  1. Pois é, como dito no facebook, tenho sentido-me amordaçada e posso dizer com todo vigor: não sou a cristã que eu gostaria de ser.

    ResponderExcluir
  2. Paz, querida!

    Muito obrigado pela participação!

    Um forte abraço!

    pr Aécio

    ResponderExcluir
  3. Verdade pr. Aecio tem ainda os que amarra o diabo, clama pelo sangue e é agiota caloteiro, trapaceir.. onde vão parar.

    ResponderExcluir