Translate

sexta-feira, 27 de abril de 2012

FAMÍLIA: FALA AÊ MARIDÃO!



A terrível cultura comportamental masculina, afetada pelo machismo herdado principalmente dos “delicados” colonizadores e imperialistas, ensina que homem não chora, não leva desaforo pra casa, não faz coisa que “só mulher deve fazer” (lavar, passar, cozinhar, etc.), dentre outros “mandamentos” sem nenhuma noção ou razão. Tudo errado!

Um alerta: Antes que um machão descontrolado queira me trucidar, deixo claro que não sou feminista, mas jamais serei a favor dos machistas!

O que pretendo nestas linhas é me posicionar como filho, cidadão, marido e pai, contra aquilo que considero sérios desvios de conduta praticados em nome dos costumes herdados de antepassados que, em alguns aspectos, na sua maioria mais se assemelhavam a chefões de máfia, senhores de engenho e ditadores no seio de suas famílias.

Comportamentos estes que ainda hoje produzem filhos reféns de extremismos e caprichos de “machões” prontos a mostrar “quem manda no pedaço”; de homens que, firmados no mal interpretado argumento do dever de submissão, levam mulheres a sofrerem silenciosamente humilhações, grosserias, violências verbais e físicas, etc.

Gosto da história de Ana no Antigo Testamento. Ela era uma mulher que podia reclamar de muitas coisas, principalmente da sua infertilidade – antes, claro, de receber o milagre que a curou desta incapacidade, e que a presenteou com Samuel.

Porém, Ana não podia reclamar de seu marido, o Elcana! Sim, Ana fora agraciada pela companhia de um homem que desafia a mim e a todos os demais maridos.

No período anterior ao nascimento milagroso do filho, Ana, triste e frustrada por não poder ser mãe (naquele tempo era humilhante para uma mulher casada não poder gerar filhos, quase uma maldição), ouviu o seguinte: “Não te sou eu melhor do que dez filhos?”  -  1 Sm 1.8.

Para mim, essa foi uma pergunta emblemática e ousada de Elcana que, desde então, pôs todos os demais maridos no paredão.

E aí, maridão? Ousaria perguntar (nem que fosse para si mesmo) se sua mulher o acha melhor do que um carro novo; do que uma viagem de férias; do que uma reforma na casa; do que um vestido de grife; do que as amigas; etc.?!

Pense nisto!

- pr Aécio -

Nenhum comentário:

Postar um comentário