Translate

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

MARIA FOI SEMPRE VIRGEM, OU TEVE ELA OUTROS FILHOS DEPOIS DO NASCIMENTO VIRGINAL DE JESUS?




PROBLEMA: O Catolicismo Romano ensina que Maria sempre foi virgem, isto é, que ela nunca praticou uma relação sexual, mesmo depois que Jesus nasceu. Quando a Bíblia se refere então aos “irmãos e irmãs” de Jesus (Mateus 13:55-56), na verdade ela está se referindo a primos ou a parentes próximos?

SOLUÇÃO: É verdade que as palavras para irmão e irmã podem referir-se a um parente próximo. O sentido, porém, tem de ser determinado pelo contexto e por outros textos das escrituras. E no caso dos irmãos e irmãs de Jesus, o contexto indica que se trata realmente dos meios-irmãos e meias irmãs de Jesus.

Primeiro, em parte alguma a Bíblia afirma a doutrina da perpétua virgindade de Maria. Tal como a doutrina católica de que Maria nunca pecou, não há em toda a Bíblia nada que suporte esse ensino.

Segundo, quando o termo “irmãos e irmãs” é empregado em conjunto com “pai” ou “mãe”, então o sentido não é o de primos e primas, mas sim de irmãos e irmãs mesmo (cf. Lc 14.26). Tal é o caso a respeito das menções dos irmãos e irmãs de Jesus. Mateus 13:55 diz “Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?”  (cf. Mc 6:3).

Terceiro, há outra referência na Bíblia aos irmãos de Jesus. João nos informa de que “nem mesmo os seus irmãos criam nele” (Jo 7.5). E Paulo fala de “Tiago, o irmão do Senhor” (Gl 1.19). Em outra ocasião Marcos refere-se a “sua [de Jesus] mãe e seus irmãos” (Mc 3:31). João falou de “sua mãe, seus irmãos e seus discípulos” (Jo 2:12). Lucas menciona que estavam no cenáculo “Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At 1:14).

EXTRAÍDO DO “MANUAL POPULAR DE DÚVIDAS, ENIGMAS E ‘CONTRADIÇÕES DA BÍBLIA’”  -  PÁG. 354 (EDITORA MUNDO CRISTÃO – 1992)

Nenhum comentário:

Postar um comentário