O termo "Escola Dominical" foi primeiramente usado pelo jornalista
evangélico Robert Raikes, na Inglaterra, a partir de 1780, quando começou
a oferecer instrução rudimentar para crianças pobres
em seu único dia livre da semana: domingo, pela manhã e à
tarde, pois a maioria mesmo tendo pouca idade já trabalhava durante
a semana. A Escola Dominical nasceu para servir como o ensino público
gratuito, orientado pelos princípios da educação-cristã,
vindo posteriormente o governo britânico e de outros países a
oferecer o sistema de educação pública e a se responsabilizar
oficialmente por ele. O movimento iniciado por Raikes é considerado
o precursor desse sistema.
Portanto, a Escola Dominical do nosso tempo náo é o mesmo do britânico inicial, mas o tipo de escola que surgiu na América do Norte muito tempo depois oferecendo um conteúdo curricular bíblico não mais objetivando prioritariamente a aprendizagem da leitura e da escrita de seus alunos e sim o conhecimento bíblico, a edificação espiritual, o discipulado e a integração e a evangelização.
Por
isso, a Escola Dominical é o momento especial da semana para que todos
que pertencem a uma igreja local (crianças, adolescentes, jovens, adultos,
incluindo os novos convertidos), primeiramente, se reúnam para estudar
a Palavra de Deus de forma pedagógica e metódica, e também
promovam a comunhão, o discipulado e a integração de
novos crentes e a evangelização, cooperando para o cumprimento
da Grande Comissão de Jesus registrada em Mateus 28.18-20.
HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL NO MUNDO
As
origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor
ordenou ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração a
geração. Dessa forma a história do ensino bíblico
descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando pelos tempos dos
reis, dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno
do Senhor Jesus e da Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios
tão longínquos, não teríamos hoje a Escola Dominical.
Porém, antes de sumariarmos a história da Escola Dominical em sua fase moderna, faz-se mister evocar os grandes vultos do Cristianismo que muito contribuíram para o ensino e divulgação da Palavra de Deus.
Como
esquecer os chamados pais da Igreja e lhes seguiram o exemplo? Lembremo-nos
de Orígenes, Clemente de Alexandria, Justino o Mártir, Gregório
Nazianzeno, Agostinho e outros doutores igualmente ilustres. Todos eles magnos
discipuladores. E o que dizer do Dr. Lutero? O grande reformador do século
XVI, apesar de seus grandes e inadiáveis compromissos, Ainda encontrava
tempo para ensinar as crianças. Haja vista o catecismo que lhes escreveu.
Foram esses piedosos de Cristo abrindo caminho até que a Escola Dominical adquirisse os atuais contornos.
A
Escola Dominical do nosso tempo nasceu de visão de um homem que, compadecido
com as crianças de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte.
Como ficar insensível ante a situação daqueles meninos
e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta Cidade,
localizada no Sul da Inglaterra, a delinqüência infantil era um
problema que parecia insolúvel.
Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos
nos piores delitos.
É nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal
Robert Raikes entra em ação. Tinha ele 44 anos quando saiu pelas
ruas a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos
para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes
Raikes várias matérias seculares: matemática, história
e a língua materna - o inglês.
Não demorou muito, e a escola de Raikes já era bem popular.
Entretanto, a oposição não tardou a chegar. Muitos eram
os que o acusavam de estar quebrantando domingo. Onde já se viu comprometer
o dia do Senhor com esses moleques? Será que o Sr. Raikes não
sabe que o domingo existe para ser consagrado a Deus?
Robert Raikes sabia-o muito bem. Ele também sabia que Deus é
adorado através de nosso trabalho amoroso incondicional.
Embora haja começado a trabalhar em 1780, foi somente em 1783, após
três anos de oração, observações e experimentos,
que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira.
No dia três de novembro de 1783, Raikes publica, em seu jornal, o que
Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos Gloucester. Eis
porque a data foi escolhida como o dia da fundação da Escola
Dominical.
Mui
apropriadamente, escreve o pastor Antonio Gilberto:
“Mal sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra
espiritual que atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando
até nós, a ponto de ter hoje dezenas de milhões de alunos
e professores, sendo a maior e mais poderosa agência de ensino da Palavra
de Deus de que a Igreja dispõe”.
Tornou-se a Escola Dominical tão importante, que já não
podemos conceber uma igreja sem ela. Haja vista que, no dia universalmente
consagrado à adoração cristã, nossa primeira atividade
é justamente ir a esse prestimoso educandário da Palavra de
Deus. É aqui onde aprendemos os rudimentos da fé e o valor de
uma vida inteiramente consagrada ao serviço do Mestre.
A. S. London afirmou, certa vez, mui acertadamente: “Extinga a Escola
Bíblica Dominical, e dentro de 15 anos a sua igreja terá apenas
a metade dos seus membros”. Quem haverá de negar a gravidade de
London? As igrejas que ousaram prescindir da Escola Dominical jazem exangues
e prestes a morrer.
HISTÓRIA
DA ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL
Os
missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados
os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade
imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira
Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era
grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi
suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares
mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem
à Igreja Congregacional no Brasil.
Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855,no Rio de Janeiro,
porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os
membros da comunidade americana. Hoje, no local onde funcionou a primeira
Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio. Mas ainda
é possível ver o memorial que registra este tão singular
momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
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