Translate

quinta-feira, 4 de junho de 2015

VINGANÇA


Significados: Ato ou efeito de vingar; Atitude de quem se sente ofendido ou lesado por outrem e efetua contra ele uma ação mais ou menos equivalente (Dicionário On Line).

Bom, esse é um daqueles assuntos complicados que a gente teima em discutir e, quase sempre, não chega a um consenso. Cá entre nós, acho até que os pró vingança são sempre maioria e, se os enrustidos assumissem sua real posição, estouraria sobre a opinião dos anti vingança – e isso é mais simples do que se imagina: Quem gosta de ser ofendido, lesado, passado para trás, escamoteado, achincalhado, etc.? Ninguém, claro! Afinal, não é nada fácil, aliás, é super difícil arcar com qualquer prejuízo, afronta ou dano gratuitos e ficarmos passivos.

Todos nós temos algumas histórias ruins pra contar, nas quais fomos vítimas de situações, pessoas ou organizações, etc. que despertaram aquele “diabinho” que sopra coisas do tipo “vai pra cima!”, “quebra a cara”, “humilha”, “vai, você está com a razão” – presta atenção aqui: Não estou afirmando que não devemos reivindicar direitos, ok?! A abordagem aqui é sobre a vingança pela vingança, a forra ou o troco por mera vaidade ou orgulho próprio.

Como cristãos, a gente precisa tomar bastante cuidado. É preciso mais que cinco minutos ou contar até 10. Muita calma nessa hora, como dizem por aí!

O fato é que o cristão tem muito mais a perder em termos de valores espirituais e eternos. Valores imensuráveis. Além disso, há princípios que vão na contramão de um mundo que “jaz no maligno”, e que enxerga a vingança como um artifício sempre válido, uma possibilidade apenas. Mas, e o coração irado? E a raiva compulsiva ou o ódio desenfreado tão fartamente tratados nos discursos de Jesus e nos escritos apostólicos, os quais concorrem contra a alma humana, trazendo prejuízos psíquicos e físicos, além dos espirituais, como já comentei? É isso que conta para nós! Vejamos alguns dos princípios que estão em jogo:

- O princípio da vingança inversa ou da não vingança – Costumo pensar que não existe vingança maior do que a de não se vingar. Parece doido isso, mas podemos escolher fazer com que as brasas vivas do bem ardam sobre a cabeça de quem nos prejudica!

- O princípio da lei da semeadura e colheita – Uma das leis imutáveis na existência humana diz que mais cedo ou mais tarde, todos colheremos exatamente o que plantarmos. Aqui há pelo menos duas coisas que precisamos pensar, quais sejam: Temos o controle sobre a semeadura, já da colheita não; a segunda é que o sujeito pode se surpreender com a colheita – pense num grão de milho plantado, que ao germinar gere um pé de milho com várias espigas!

- O princípio do exemplo e da tolerância cristãos - Como seguidores de Cristo temos uma referência, um paradigma, um modelo a seguir. Esse é o divisor de águas entre nós e os que não conhecem ou não servem a Cristo: “Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” - I Pedro 2.20,21

É isso.

Um abraço!

- pr Aécio -

Nenhum comentário:

Postar um comentário