Translate

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

NAÇÃO DO MÊS: GRÉCIA

Missões na grécia, uma visão geral.
BY: André Rocha

FONTE: Carregando a Cruz



Introdução

A Grécia foi um dos primeiros países a serem evangelizados com sua história voltando aos dias da Igreja Primitiva em Atos. Contudo, a Grécia de hoje é o país europeu menos alcançado, incluindo todos os países da Europa Oriental e a Albânia.

Os Evangélicos da nação constituem somente 0,4% da população, somando apenas 20,000 dentre os 11 milhões de habitantes no país hoje. Atualmente, somente algumas igrejas protestantes históricas operam com licensa religiosa válida, mesmo com a garantia de livre expressão religiosa por parte da União Européia.

Embora a constituição da União Européia garanta direitos de liberdade religiosa ainda vemos vestígios de perseguição, abuso e discriminação à minoria protestante, especialmente aqueles que fazem “prosélitos”.  O desafio está vivo ainda hoje, a igreja na Grécia tem muitas necessidades, abrangendo desde a falta de crescimento numérico até a falta de liderança nativa.

A Grécia contemporânea é 98% Ortodoxa. A Igreja Ortodoxa Grega foi um centro de revolta durante os anos negros da ocupação Turca e Alemã. Por causa disso, a Igreja Ortodoxa tornou-se parte intrínsica da cultura grega e fez com que os gregos se tornassem xenofóbicos e rejeitassem tudo o que não era Ortodoxo. Portanto hoje em dia ser grego é também ser Ortodoxo.

Devido à isso, todas as outras expressões de Cristianismo são vistas como ameaças à cultura e a nação. Embora os Gregos estimem suas tradições Ortodoxas, a Grécia atual é marcada pelo nominalismo e ignorância religiosa. Porém ainda existe uma minoria comprometida e devota, mas a grande maioria não conhece a mensagem do Evangelho e são pouco abertas para qualquer coisa que não seja Ortodoxa.

O Desafio

A Grécia atual se impõe como um grande desafio missional contemporâneo. O campo de hoje não é só marcado por barreiras tradicionalmente religiosas, mas também por desafios culturais e lingüísticos. Embora o Novo Testamento tenha sido escrito em Grego Koinê antigo,  a primeira tradução do Novo Testamento para o Grego moderno (na linguagem de hoje) foi completada apenas a 20 anos atrás.

Os Evangélicos de hoje são considerados como uma minoria insignificante e são socialmente marginalizados devido às fortes tradições Ortodoxas e laços relacionais/familiares que orientam a cultura. A conversão de um grego ortodoxo é geralmente tratada pelo restante da família com discriminação e rejeição, impondo grande pressão sócio-cultural sobre o recém convertido.

Barreiras lingüísticas também tornam o trabalho de missionários estrangeiros ainda mais difícil. Isso faz com que a Grécia seja uma opção pouco favorecida entre as instituições missionárias que atuam nesta região do globo. Atualmente a Grécia conta com por volta de 50-75 missionários estrangeiros em apenas 12 instituições. Como mencionado anteriormente, somente algumas igrejas protestantes históricas possuem hoje uma licensa relgiosa válida.

Atualmente a Grécia conta apenas com um (1) instituto Bíblico para a formação de novos líderes, pastores e missionários. A falta de liderança nativa e de crescimento da igreja local são os maiores desafios missiológicos de hoje, juntamente com a falta de recursos financeiros para o suporte de líderes já em atividade.

A Missão

Embora sejam grandes os desafios para o exercício da missão na Grécia contemporânea, cremos no grande amor de Deus para com o povo grego e entendemos que o “Chamado Macedônico” de Atos 16:6-13 é ainda válido para os dias de hoje.

Além do mais, entendemos que a Grécia é um ponto geográfico estratégico para o grande desafio missiológico da nossa época, o mundo muçulmano. Fazendo fronteira com a Turquia, que possui 80 milhões de muçulmanos, sabemos que a Grécia não é só a porta de entrada para o continente europeu, mas também uma via de acesso para o alcance dos países muçulmanos.

A missão na Grécia ainda consiste em preparar o caminho e lançar bases através da pregação do Evangelho e discipulado de novos convertidos, visando o crescimento numérico e qualitativo da igreja local. Por isso damos ênfase ao evangelismo e discipulado.

O desafio continua, assim como também a necessidade de orarmos para expansão do Reino de Deus neste lado do mundo.
___________________________________________

PALAVRA DO PASTOR:

Todas as segundas semanas do mês - de domingo a sábado - temos o que chamamos de "SEMANA MISSIONÁRIA". No geral, os cultos são temáticos, onde adotamos uma nação (na maioria das vezes) ou um motivo missionário específico para interceder e divulgar suas necessidades nesta área. Este mês, a nação tema é a Grécia.
Sempre que possível, chamamos agências ou missionários  que representem a nação, ou que domine o assunto abordado, no intuito de manter a "chama" missionária na Ibero, que é uma igreja essencialmente mission;aria desde a origem.

Nossa Equipe de Missões (ACOTE - Sigla de  "Até os confins da Terra") se empenha em pesquisar; fazer contato com agências, missionários e preletores;  organizar a semana missionária; ornamentar o templo e apresentar todo o resultado deste exaustivo trabalho para a igreja.

Convidamos aos amados parceiros e visitantes do Blog para se juntar a nós, em favor dos países e motivos que forem surgindo neste espaço. Assim, todos podem, de alguma forma, contribuir para o avanço do Evangelho!

Um abraço!

pr Aécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário