Translate

sábado, 11 de fevereiro de 2012

EBD: UMA BREVE HOMENAGEM

ACIMA A EBD NO INICIO E ABAIXO NOS DIAS ATUAIS
Comecei a frequentar a Escola Dominical no domingo seguinte à minha conversão. Foi amor ao primeiro contato.
Desde então,  quase 25 anos depois ainda me esforço para participar e mobilizar as pessoas a serem alunos fiéis a esta que, no meu entendimento, é a mais poderosa e eficaz estratégia e ferramenta de ensino da Igreja em todos os tempos.

Todos os que conhecem a origem da Escola Dominical sabem que não eram os crentes o alvo do seu fundador Robert Raikes, mas sim, meninos das ruas de Gloucester (Inglaterra) que ficavam ociosos aos domingos, correndo riscos de se perderem na marginalidade. Com o tempo, foi sendo adaptada até chegar aos moldes atuais.

O impacto que a Escola Dominical causou na época de Raikes foi estrondoso. Mesmo com severas oposições de líderes própria igreja no início, aquilo que começou com um punhado de crianças em seu bairro, se tornou um movimento com repercussão internacional em pouco tempo.

Hoje assistimos a falência da EBD em várias igrejas brasileiras. Muitas destas, embevecidas por movimentos importados sem pé nem cabeça, e mais interessadas em quantidade de bancos ocupados em seus templos, não só extinguem, mas passam a atacar e criticar a EBD. Tais atitudes, em médio prazo resultarão num tremendo mal estar para elas mesmas, quando se depararem com um bocado de crentes mais ignorantes do que os muitos que já temos hoje, em relação a doutrinas e princípios bíblicos fundamentais.

Quanto a mim, como crente, pai e pastor, sempre serei um eterno aluno da EBD. Foi nela que fundamentei e solidifiquei minha fé.

Foi na EBD onde compreendi melhor a dimensão da Igreja; aprendi a amar as pessoas do jeito que são; passei a ver a igreja local como indispensável na experiência cristã; absorvi o conhecimento necessário para confrontar seitas; aprendi a andar em retidão; conheci mais acerca da carne, do diabo e do mundo, que são nossos potentes inimigos; adquiri conhecimentos que norteiam meu testemunho pessoal e o de minha família até hoje; obtive mais convicção da salvação e do chamado ao ministério; encontrei subsídios para suportar as provas, tribulações e tentações; percebi a diferença entre quem ama a Palavra e quem apenas a tem como uma muleta; enfim, me tornei, também, um de seus mais ferrenhos defensores.

Viva a Escola Bíblica Domical!  - pr Aécio

2 comentários:

  1. É PR. Aécio Raikes enfrentou muita oposição. Alguns líderes zelosos, por não compreenderem o alcance desse trabalho, chamavam-no "Profanador do Domingo", pelo fato de introduzir aquelas crianças mal comportadas no templo. Entre 1780 e 1783 ele trabalhou praticamente sem nenhum apoio, pagado professores do seu próprio bolso, com a ajuda de poucos amigos...Louvo a Deus pela sua vida Pr. porque verdadeiramente se preocupa com o que é realmente prioridade. Fica na Paz., seu aluno., PR. HAMILTON.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, amigo Pr Hamilton!

      Obrigado por seu comentário Hamilton. Na verdade, esta é uma luta que poucos querem encarar, pois EBD não dá dinheiro, nem IBOPE e nem atrai multidões. No entanto, vou até o fim por esta bandeira!

      Um forte abraço.

      pr Aécio

      Excluir