Translate

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

DEUS, TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS, PASTORES!



Tenho pensado muito nas questões que envolvem ministério cristão nos últimos dias. Não tenho nem mesmo me poupado de questionamentos que passam pela certeza do chamado;   pelo preparo adequado e pelo real comprometimento com tudo aquilo que implica, que incide ou que é necessário para o bom desempenho e eficácia da práxis ministerial.

Outro dia li uma matéria no site da “Cristianismo Hoje” que citava, dentre outras coisas, estatísticas levantadas numa pesquisa mostrando o aumento de obreiros que abandonam as funções pastorais e afins, assumindo a vida secular e dedicando-se a ocupações de cidadãos comuns. Os motivos citados são dos mais diversos: Doenças, conflitos familiares, estresse, pecados e outros.

Na verdade não tive nenhuma reação ao ler aquilo e, para ser honesto, o fato de não ter me chocado com o que estava diante dos meus olhos me preocupou mais do que os números elevados de ex-pastores ou ex-obreiros que “abandonaram o cajado”.

Fiquei mais preocupado (pra ser honesto) por não ter tido nenhuma reação do tipo: “Uau! Que absurdo! Que horror!”... Pelo contrário! Tudo que estava ali me parecia muito previsível; tudo muito comum e até certo ponto aceitável ou justificável. Então, confuso pela ausência de empatia momentânea, tirei um tempo para refletir minhas próprias convicções, minha própria visão de chamado (e só do meu chamado) e assim por diante. Parei para verificar minha própria resistência à luz de I aos Coríntios 10.32, que diz “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.”.

Conclui mais uma vez que não posso me ufanar por não estar naquela estatística, que devo vigiar ao máximo para não me deixar dominar pela maldita síndrome do triunfalismo, tão comum em nossos dias – aquela sensação burra que faz com que muitos “engravatados de púlpito” se sintam imbatíveis, fingindo grande parte do tempo que estão mais para “homens de aço” do que para homens de carne e osso.

A propósito, é assim mesmo que muitos obreiros vão levando suas vidas, seus relacionamentos familiares e demais interações sociais: no limite. Vi (e vejo) muitos destes cambaleantes, outros se arrastando moribundos... E assim permanecerão, até que se vejam num inferno existencial, num caos interior, ou até que assistam em tempo real o filme de suas vidas terminar em desgraça absoluta.

Que Deus tenha misericórdia de nós, pastores!

- pr Aécio -

Nenhum comentário:

Postar um comentário