Translate

domingo, 2 de junho de 2013

UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE MÚSICA


 NÃO EXISTE UMA DOUTRINA BÍBLICA SOBRE MÚSICA OU LOUVOR
BY:  Pr Aécio




No entanto, o que podemos depreender do Texto Sagrado é que em todas as épocas a música serviu como instrumento de manifestação poderosíssimo, tanto na esfera sobrenatural, desde a eternidade, como no âmbito humano, desde os tempos mais remotos. Por exemplo, o livro de Jó relata que os anjos cantavam na eternidade passada:

“Onde estavas tu... Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?” - Jó 38.4 e 7

Nos primórdios a música passou a compor o cenário dos povos bíblicos, começando com Jubal, filho de Lameque, e não parou mais:

“E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.” - Gênesis 4. 21

Nos dias de Jesus parece que a música estava muito presente no cotidiano das pessoas:

“São semelhantes aos meninos que, sentados nas praças, gritam uns para os outros: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não chorastes.” – Lucas 7.32.

Entender que a música é um instrumento eficaz para a identidade cultural e preservação histórica de um povo; que é um canal de expressão e de manifestação dos sentimentos, pensamentos e emoções pessoais ou coletivos do mesmo é indispensável para não cairmos no abismo do legalismo ou do radicalismo – comportamentos frequentes em nosso meio.

A Bíblia dedica um livro inteiro conhecido como “Cântico dos Cânticos” ou “Cantares de Salomão”, onde a poesia, os trocadilhos e a linguagem figurada retrata a excelência do amor conjugal! É romantismo e poesia que encontramos ali, independente do pensamento daqueles que adotam a posição de que este livro relata o amor de Deus pela nação de Israel ou pela Igreja.

Por último, fica o conselho para que os crentes entendam que devem dar muito mais atenção às músicas que contribuem para aproximá-los do Senhor: “... falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração...” – Efésios 5.19

______________________________________

TRECHO DE AULA MINISTRADA A JOVENS DA IBERO SOBRE O TEMA "SÓ PODE MÚSICA DE CRENTE?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário