Translate

sexta-feira, 23 de julho de 2010

“BRILHE TAMBÉM A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS, PARA QUE VEJAM VOSSAS BOAS OBRAS”



Minha conversão ocorreu na época em que ser crente ainda significava ser alvo de preconceitos, piadas e deboches. Quase duas décadas e meia se passaram e hoje, pode até haver algum preconceito camuflado, piadas sem graça sobre crentes e pessoas que debocham de nós. Mas, atualmente também é chique ser crente. Estamos na moda e não tem pra ninguém: Somos pop!
Estamos no “Para Quem Você Tira o Chapéu” do Raul Gil e emplacamos em várias capas da Veja.
Mobilizamos quase 5 milhões de pessoas na “Marcha Para Jesus” e temos até candidata à presidência da república – bota chique nisto!
A música gospel explodiu... Quem diria?! Estamos no Fantástico quando o Tadeu Schmidt premia quem faz três gols e, então, nossos brothers mandam Cassiane ou Régis Danese direto pra casa de milhões e milhões de telespectadores.
Ainda sobre música, nem a Som Livre e outras gravadoras reconhecidamente seculares resistiram à fatia do bolo que o mercado dos crentes representa – podem colocar zeros aí porque são muitos e muitos milhões.

Há muito não somos mais o “zé povinho” das periferias e favelas... Invadimos a high society – a mulher do Pelé e do Silvio Santos são crentonas! Tá pensando o quê?!
Na lista dos proprietários de jatinhos e casas nos “States” o que não falta é pastorzão, apóstolão e bispão... Você pode cruzar com eles em céu de brigadeiro ou esbarrar em seus jet skis se for passear lá pelas praias da Flórida facinho, facinho! Quer mais?! Tudo bem:

• Temos uma representação política que fala grosso das câmaras de vereadores ao Sendo Federal.
• Dominamos as mídias (Redes de rádio e Tv; internet; jornais e revistas; etc.).
• Estamos bem supridos no que diz respeito ao comércio de livros (há vários best sellers evangélicos que, pelo menos em vendas, dão água na boca de muitas editoras seculares).
• As catedrais evangélicas encantam pela suntuosidade e arrojo nas grandes metrópoles.
• Etc.

Mas, o título da mensagem não é “BRILHE TAMBÉM A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS, PARA QUE VEJAM VOSSAS BOAS OBRAS”?
Parece que ia me esquecendo, não é?! Mas é que as boas obras, aquelas praticadas, vividas no dia-a-dia do trabalho, em casa, na escola e nas rodas de amigos estão tão escondidas, negligenciadas e esquecidas atrás de tudo o que citei anteriormente que ninguém percebe! Também, com tantas coisas grandes pra encher os olhos, o ego e a mídia, pra quê se preocupar com isto?!

Ao citar as “boas obras”, Jesus se refere ao nosso testemunho, não em nossa capacidade de realizações. Com isto, entendo que de nada adianta nos orgulharmos de tantas conquistas, como as citadas acima, se o testemunho de nossos líderes forem regados a escândalos sexuais; trapaças financeiras; safadeza em cargos públicos ou se continuarmos vendo supostos obreiros tirando proveito da fé das pessoas para enriquecimento ilícito.
De nada adianta também nos orgulharmos por tantos feitos notáveis, se as pessoas não notarem em nós, crentes, a diferença própria de um povo que foi regenerado e transformado pelo poder do Espírito Santo, cujo estilo de vida e atos correspondam aos padrões dignos daquilo que cremos e apregoamos. – pr Aécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário