Translate

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vergonha de ser pastor


Às vezes sinto vergonha de ser pastor. Não pelo ofício em si ou pelas tarefas próprias que esta difícil vocação impõe, mas por saber que há muitos mercenários enriquecendo às custas de gente pobre e se auto-promovendo em nome de Deus. É lamentável saber que alguns se autointitulam bispos, apóstolos, etc., e não honram nem as calças que vestem, quanto mais a Palavra de Deus.

Não bastasse os títulos ou patentes eclesiásticas que ostentam, os tais ainda se deliciam em ser venerados como se fossem "semideuses". Usurpam a glória que deveria ser dada somente ao Criador e solapam a honra que só a Ele deveria ser ofertada. Eles constroem mega templos para sua própria adoração e gostam de aplausos por suas performances... São arrogantes, intempestivos e vaidosos (botox, lipo e outras manipulações estéticas disfarçam as rugas, escondem a idade, mas não eliminam os defeitos da alma, nem o caráter nefasto).


Como se não bastasse a famigerada busca pela grandeza daqueles que deturpam a Obra de Deus, considero também digna de pena a ingênua atitude dos cristãos que gostam dos pop stars gospel. Estes, lotam ginásios, enchem anfiteatros e abarrotam os ditos templos tão grandes quanto a arrogância daqueles que transformam igrejas em empresas rentáveis (muitas das quais se transformam em patrimônio familiar, agregando verdadeiras dinastias de sucessores gananciosos, ávidos por conforto e vida regalada). Se eu fosse falar dos pregadores e artistas evangélicos que vivem às custas de shows puramente comerciais, onde até a adoração é provocada e encenada (muitos deles não diferem em nada dos shows mundanos, em nada mesmo), então, faltariam verbos, adjetivos e até paciência!


Contudo, vou levando a mensagem. Vou remando contra a maré, tocando a trombeta, criticando e discordando destes que não é só a mim envergonham. Envergonham também a todos os demais homens e mulheres de Deus que não se dobram diante das propostas tentadoras de ser mais uma mmarionete dos impérios pseudo-evangélicos. Envergonham ao Senhor, Aquele a quem terão de prestar contas naquele grande dia... Aí sim, quero estar na primeira fila para ver quem é que será envergonhado.


"Por que o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha." - Efésios 5.12
pastor Aécio

Um comentário:

  1. Achei muito oportuno teu desabafo, afinal este país precisa de pessoas comprometidas com o reino, s vezes tenho a sensação que estamos vivendo mais uma geração de tantas que afloram neste brasilis sem fim... a geração pastoral, na verdade uma geração que busca status e não assistir o necessitado, deixou de lado o discipulado pratico e vivemos um efeito miojo, tudo pronto e servido muito rapido, mas sem nenhuma consistencia pra alma...
    Que Deus lhe abençõe!!!!

    ResponderExcluir