Translate

segunda-feira, 1 de março de 2010

Liderança cristã: o que é isto?

Muitos entram para atuar no campo liderança cristã como quem “entrou de gaiato no navio”; caiu de pára-quedas, etc. Para compreendermos com exatidão esta tarefa precisamos de uma noção exata de tudo o que a envolve. Um dos maiores problemas que diversos grupos de liderados enfrentam origina-se em lideranças não capacitadas ou não preparadas devidamente para exercer posições de comando. Como conseqüência disto observamos frustrações, fracassos, desperdícios (de tempo, de oportunidades, etc.), decepções e outros efeitos levam líderes e liderados a amargas derrotas e traumas.

Conceituando:

A princípio o conceito de liderança é universal, ou seja, independentemente da área a que nos referirmos não há muito que se acrescentar em termos de conceituação – é óbvio que na esfera da liderança em questão agrega-se alguns valores espirituais (chamado, dons, consagração, etc.) fundamentais, sem que, no entanto, seja alterada a essência de seu significado. Porém, liderança é, basicamente, influência.

Aquele que ocupa a posição de liderança deve ser alguém que possui a capacidade de influenciar (não confundir com induzir) outras pessoas de tal maneira que estas se disponham a segui-lo.

De líderes para líderes:

“Liderança é a capacidade e desejo de unir homens e mulheres num propósito comum, e o caráter que inspira confiança”.Winston Churchill, estadista britânico.

“Há apenas três tipos de pessoas no mundo: aquelas que não se mexem, as que são movíveis, e as que movem os outros”. Li Hung Chang, um velho líder chinês.

“Líder é o homem que conhece o caminho, e sabe manter-se à frente, trazendo outros após si”. – John R Mott, antigo líder estudantil.

“Líder é a pessoa que tem a habilidade de fazer com que os outros façam o que não queriam fazer, e gostem de faze-lo”. – Presidente Truman, ex-presidente dos Estados Unidos.

----------

Este material é parte da introdução da série de palestras para líderes cristãos, ministradas pelo pastor Aécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário