Translate

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

VALE A PENA LER DE NOVO

PROGRAMAS EVANGÉLICOS DA TV, DO RÁDIO E DEMAIS MÍDIAS QUASE SEMPRE SÃO AS PIORES OPÇÕES


Não sou de todo contra os programas evangélicos de Rádio e Tv, etc., – mas, diga-se de passagem: a maioria deles são extremamente toscos, não são? Muitas das atrações evangélicas transmitidas pelos veículos de comunicação trazem músicas horrorosas, pregações idem e muita, muita apelação mesmo (principalmente quando o assunto é dinheiro e venda de livros que nem sempre trazem uma teologia confiável!).
Creio que podemos validar a contribuição evangelística de alguns ministros que se utilizam destes meios, aqueles mais esforçados e sinceros; creio também que alguns até se esforçam para edificar e suprir a carência daqueles que não tem tanta disponibilidade de ir à igreja, ou até mesmo as daqueles cujas igrejas não são muito atraentes no louvor, ou mesmo daquelas que são incompetentes no ensino e na pregação.

Se fôssemos elencar os piores programas evangélicos ficaríamos meio confusos, porque a maioria deles são as piores coisas que se têm na mídia, quer seja em horário nobre ou em horários alternativos. Por exemplo, quando me dá na telha assisto entrevistas do Jô Soares, mas nada e nem ninguém me fará jamais assistir ao tal do "Fala Que Te Escuto" de novo... Gente, ninguém merece esse negócio, é uma espécie de suicídio intelectual!
Ver alguns pastores e pastoras pregando, falando como se fossem representantes de todos os evangélicos pode chegar ao nível do deprimente – como no caso daquele que adora “angu com taioba”, que pensa ser a última bolacha do pacote e dono de franquia do poder de Deus!
Já não agüento mais a versão gospel do Sílvio Santo na Band e acho que aqueles programas da Universal são verdadeiros atos de atentado à razão e ao bom senso!
Os programas com ênfase em suas denominações e seus respectivos líderes são um caso à parte. Quando começam a elogiar suas histórias e a exaltar seus fundadores e atuais líderes... Aff!
Os responsáveis pelos eventos mais acalorados dos movimentos pentecostais deveriam ser mais sensatos e se esforçarem para não deixar, sob nenhuma hipótese ou motivo, que cenas como a de irmãos mais assanhadinhos e espirituoso fossem parar no Youtube – lembra daquele que ficou conhecido na rede como “Pastor Pilão” e outras coisas não menos bizarras? Lembra das patacoadas do Benny Hinn e de outros ministros que se sentem dotados de super poderes ao mandarem pro chão os “receptores” da “nova unção”?
Dependendo do cantor evangélico que aparece na Televisão já fico apreensivo quanto o que vão pensar de nós, os crentes. Que vocês me perdoem, caso sejam fãs, mas é um mico lascado (usando e abusando de uma das expressões de minha terra) ouvir um irmão cantar algo como “E determine, determine, determine, determine, determine, determine, determine, determine, determine...” (voz e performance horríveis), ou assistir a cantores evangélicos em programas seculares sendo acompanhados pelas bailarinas que coreografam suas baladas gospel!

Programas de rádio evangélicos de qualidade são raridade. Quem mora em Sampa vai lembrar do “Que saudade de você” (nem sei se ainda existe, mas tratava-se de um programa estilo trash, super deprê que usava de cartas enviadas pelos ouvintes e lidas com uma carga imensa de emocionalismo, para causar comoção e chororô na audiência). Pois é, existem versões evangeliquesas deste negócio por aí... E tem quem goste (fazer o que?).
Ouvir locutores por vários minutos seguidos falando em línguas estranhas, e até mesmo atenderem a telefonemas “em línguas” é algo sem explicação... É estranho! – Nem vou gastar tempo com isto.
Ouvi outro dia um em que o apresentador liberava profecias e revelações ao vivo, bastando que dessem alguns dados, como data de nascimento e RG... Complicado, né?!
Tudo bem, nem tudo está perdido. Mas tem que garimpar. Embora, dependo do lugar em que esteja, e do horário em que bata a vontade de encontrar alguma coisa evangélica de qualidade não encontrará nada proveitoso mesmo.

Quanto a mim, só me encanto e me satisfaço com a sempre generosa igreja local – suas reuniões, a escola bíblica, relacionamentos, etc. Amo o bom e velho púlpito. Gosto de ouvir as pregações compartilhando das emoções dos preletores bem de perto. Gosto de sentir o prazer que é cantar os hinos e desfrutar das músicas que são entoadas nos cultos. Prefiro os cultos nos lares e ao ar livre, onde podemos interagir e compartilhar com os irmãos. Divirto-me conversando nas pequenas rodas dos pós-cultos! Estas coisas sim fazem falta... Programas de TV, rádio e demais mídias, ainda que sejam evangélicos, nem um pouco!
Antes que venha o questionamento, caso um dia tenha a oportunidade de usar dos recursos dos quais falei, mesmo assim eles jamais serão substitutivos daquilo que afirmei gostar e amar!
Para os crentes “viciados” em TV, rádio e outras mídias, fica o conselho: Vá para a igreja! Faça do ato de congregar um acontecimento único cada vez que pisar lá! Vá para os cultos nos lares; freqüente a escola bíblica; deseje os encontros de oração; junte-se para os trabalhos de grupos, ofereça-se para os serviços etc. Isto sim é impagável! – pr Aécio

*HÁ LUGARES NO MUNDO QUE SÓ PODEM SER ACESSADOS POR ESTRATÉGIAS DE MÍDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário