Translate

segunda-feira, 11 de abril de 2011

MISSÕES URBANAS: ENTENDA SUA CIDADE



A equipe de missões da Ibero ACOTE, contou com a participação do Ministério de Mulheres no culto de ontem, domingo, dia 10 de abril.
A irmã Elayne fez uma exposição sobre os desafio urbano (tema do mês) e trouxe dados de pesquisa interessantíssimos, além do filmete de divulgação de uma organização voltada para este fim, o que você pode assistir acima.

Destacamos ainda dois trecho da palestra que fala sobre o grande desafio urbano em nossos dias:

"...82% da população brasileira vive em zonas urbanas, tanto nas grandes como nas pequenas cidades. As condições são de vida nestas cidades são semelhantes, no que se refere à atividade econômica, alimentação, etc."

" - Em números absolutos, a Região Metropolitana de São Paulo lidera o ranking nacional de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza: 5.967.949 de crianças, adolescentes e adultos. Desses, 815.362 estão na faixa de indigentes.
  - No Rio de janeiro, somam 3.132.467 menos favorecidos, sendo 481.077 indigentes.
  - Ja no Nordeste, a Bahia tem 1.324.365 de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, na grande Salvador são 257.981 moradores indigentes.

O que nós, cristãos temos a ver com etses números e com estas estatísticas alarmantes da pobreza dos centros urbanos? E por que devem os cristãos se envolver com o social?
Respostas: Enquanto nós, como cristãos não fazemos o nosso papael, as cidades, com sua complexidade social, cultural e espiritual tem-se tornado campo propício para a igreja ou inferno; atuação dos cristãos ou dos feiticeiros; dos homens de bem ou dos assassinos.
A cidade em que vivemos é campo de batalha entre Deus e o diabo; a cidade pertence ao céu ou ao inferno. Depende de quem agir com mais eficácia e eficiência, com as  forças do céu ou a do inimigo... Todos os sistemas na cidade estão sob a influência dos demônio, das potestades das trevas. É preciso poder, muita oração e jejum, muita ação para que as estruturas das cidades não sejam tomadas pelo inimigo."

2 comentários:

  1. Parabéns, Pr Aécio e Ibero.

    Tema altamente relevante, e que nos coloca na condição de investigar mais e se preparar mais para o que Evangelho penetre nas estruturas urbanas das cidades como agente de transformação espiritual e social.

    Esta é a proposta do resgate da diaconia como instrumento de Deus para a igreja servir seus membros e a sociedade com atitudes concretas de amor que leve-os a olhar para Deus como a fonte de toda bondade e toda justiça.

    Abraços

    Lauberti Marcondes
    http://diaconia-integral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, caro amigo Lauberti!
    Paz.

    Temos nos debruçado sobre o tema em questão, na tentativa de esboçarmos um projeto que coloque a Ibero na trilha da igreja necessária para nosso tempo: a comunitária.
    Ore por nós. Nos ajude!

    Um abraço!
    pr Aécio

    ResponderExcluir