Translate

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

“O RIO DE JANEIRO CONTINUA…”

Se o conceito de beleza for meramente estético, geograficamente falando, tudo bem, mas se a gente for comentar sobre os últimos acontecimentos do Rio de Janeiro, a cidade já não é tão maravilhosa assim. Com isso não quero que os cariocas fiquem ofendidos, pois minha indignação se volta contra o sistema governamental falido que não teve (e talvez não tenha) competência para impedir que um verdadeiro exército do mal se formasse bem debaixo de seu nariz. As “forças armadas do tráfico” não se formaram do dia para a noite, nem o descontrole urbano com todas as mazelas conhecidas e vividas pelos moradores dos morros e favelas.
O tempo foi passando e de repente um “monstro social” se formou sem que haja ninguém que possa domá-lo, quanto mais exterminá-lo. A analogia que me ocorre é a do velho oeste americano. É bala com bala e quem pode mais chora menos... É a lei do cão!
Embora viva em São Paulo (sou cearense com muito orgulho), vejo tanto o Rio como os demais estados, como se fossem minha terra, logo, não dá pra não ficar indignado com o que a gente vê, lê e ouve através das mídias. Correria, pessoas desesperadas e sangue... muito sangue!

Pode parecer exagero, mas quem disse que não temos nossos Iraque, Afeganisão ou Faixa de Gaza? Não quero posar de especialistas em segurança pública, mas minha humilde opinião é que, embora saibamos que a violência no Rio de Janeiro difira essencialmente das guerras e conflitos anteriormente citados, não é menos sanguinária, ou menos assustadora e, certamente, não se resolverá com as ações imediatistas de retaliação. Sinceramente, temo que os preparativos para as Olímpiadas em 2016 gere uma espécie de catarse sobre a tão solapada população e, principalmente, sobre os governantes e demais autoridades. Caso isto aconteça, correremos o risco de ganhar medalha de ouro numa sombria modalidade: Assassinato de inocentes civis e policiais em serviço.
Deus salve o Rio de Janeiro! - pr Aécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário