Translate

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

OLHA AS ELEIÇÕES “TRAVÊS”

Não é de hoje que bato de frente com a politização das denominações evangélicas brasileiras. Parece-me que nossos líderes desconhecem a história, ou então, são acometidos de amnésia temporária sempre que se inicia a temporada de caça aos votos.
Minha abordagem não é a de levantar a bandeira de nulidade total das igrejas em relação à política, nem de rechaço aos políticos (se bem que alguns merecem passagem só de ida para Marte), apesar de minhas opiniões – algumas radicais, reconheço – contrárias à grande maioria das lideranças atuais. Estas, não só usam e abusam do troca-troca de votos, como se utilizam de estratagemas nada honestos para manipular as massas que estão sob seus auspícios. Lembro-me com nitidez de quando ainda novo convertido fui induzido a não votar no Lula porque o pastor local recebeu uma “ordem lá de cima” (o “oráculo” presidente da convenção) de alertar o povo da igreja que o mesmo era o anticristo! Sério... É cômico mas é isso mesmo!
Era um dia de culto e o clima assumiu um ar meio tétrico. Os diáconos foram orientados a baixarem as portas para que o povo ouvisse a sinistra “revelação-orientação” – quase uma coação para que não votássemos no naquele que para eles era uma manifestação do capeta! Havia inclusive, interpretações das cores do PT, da estrela de cinco pontas, da barba do homem... Burrice pouca é bobagem, né?! Fiquei com medo terrível do Brasil ser tomado de assalto pelo anticristo... Hoje, mesmo sem ser partidário e não ter votado nele ou em nenhum outro candidato do PT (meu voto hoje é o da consciência, não o da indução), penso que “nunca na história desse país [sic]” tivemos um presidente que tivesse a cara do povão e que falasse sua língua; que mesmo não sendo unanimidade deixará uma marca de popularidade invejável para todos aqueles que torciam pelo seu fracasso – com erros e tudo.

Pois bem, as coisas hoje mudaram. Tem gente comendo do pão que diabo não amassou! Há, há, há... Não resisti a piada! Os mesmos que outrora tachavam o agora presidente Lula de anticristo, hoje babam nas barbas do homem... Xi! Outra piada! As igrejas que rechaçavam o vermelho se “avermelharam”... De novo!... Hoje estou impossível!

Se sou contra ou a favor das igrejas se associarem a partidos, ou de indicarem candidatos, etc., é algo que posso comentar posteriormente com mais profundidade. Por enquanto, adianto que defendo com unhas e dentes a idéia de que os pastores não deveriam ceder seus púlpitos a candidatos com o intuito de “fazer a cabeça” das pessoas, induzindo-as a votarem neles ou em seus partidos para tirar proveito.
Neste caso, acredito que o mais ético e coerente é orientar aos irmãos da comunidade a votarem conscientes da importância de seus votos como expressão de cidadania. Orientar que, ainda que os mesmos optem por anular seus votos, que o façam na liberdade de consciência individual, nunca por indução do pastor ou outro ministro. Peço também para que analisem os partidos e respectivos candidatos; que sondem as propostas; que busquem conhecer as idéias e pensamentos que os candidatos defendem de maneira que não choquem com o que declaramos e cremos; etc. Outra coisa que deixo bem claro é que não devemos votar em candidatos só porque são evangélicos, pois infelizmente, “picaretas” têm aos montes em nosso meio. – pr Aécio

3 comentários:

  1. Esses dias, após ver a noticia que a candidata pelo PT a presidência estava em uma cerimônia religiosa, com o 'intuito' de parabenizar o presidente daquela instituição pelos seus 75 anos, logo fui no Twitter e deixei a seguinte frase: "Queria entender pq os politicos recorrem as igrejas em anos pré eleitorais?"
    A algum tempo circula a máxima que o povo brasileiro é 'burro' que lhe falta educação e informação que o leva ao conhecimento, por isso para o 'governo' é interessante ter a massa proletária ignorante, manipulando resultados, pesquisas e fazendo o que quer, infelizmente o mesmo se aplica a instituição evangélica onde 'alguns' mais espertinhos usam destes argumentos para manipular os mais 'fracos na fé', engolindo qualquer tipo de comida que vem 'do altar' como se fosse ordens de Deus...
    Me perdoe mas não vou me calar diante das aberrações que rondam nossas instituições, seja elas políticas, institucionais e religiosas...
    Que Deus levante um povo (gigante) que não se curve a estes (nanicos) que se apoderam do poder em todas as suas ramificações.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pastor,
    A paz do Senhor.

    Olha que lendo seu texto me lembrei de um episódio geológico pra não dizer jurássico semelhante ao que ocorreu com o senhor. Um certo lider pastor tambem aqui franquiou o pulpito da igreja a um certo candidato e disse que era pra os irmãos votarem nesse candidato. Parece que as ações de alguns lideres são as mesmas, só muda o local e o período histórico. É "o voto de cabresto eclesial" (risos). O problema é que a cidadania é uma questão complexa que não se acaba com o voto, e se formos pensar com profundidade tambem não começa com ele. Agente pode votar e não ser cidadão e tambem não votar e não sê-lo.Como o que comanda a massa cristã hoje é imagem e o narcisismo que me da urticaria. Uma grande quantidade de cristãos hoje devoram os ícones e os políticos de massa, a cidadania com isso acaba sendo uma meta que esta a milhas de distância. O que nos restou foi um consumo eleitoral que nos coloca na condição de meros figurantes da cena política nacional. Alêm do problema institucioal monolítico que temos que se confugura com as bancadas evangelícas que estão no poder, que deveriam legislar a favor do desenvolvimento do país, acabam legislando na maioria das vezes em causa própria ou a farvor de determinado seguimento evangélico. Concordo com o senhor em muita coisa, só tenho algumas resalvas em relação a Lula que tem tanta popularidade. Lula se afastou dos movimento sociais que era a sua base de sustentação e que o construiu enquanto político, e se aliou as elites nacionais. O problema é que as massas se veem nele, só que ele já não mas é o reflexo dela (isso parece esquizofrenia). ele as vezes me faz lembrar Getúlio Vargas que era um grande popupista e isso as vezes me da calafrios!!!!! porque popularidade em excesso pode criar caudilhos modernos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Eduardo!
    Paz!

    Obrigado pelo brilhante comentário!

    pr Aécio, um servo

    ResponderExcluir