Translate

quarta-feira, 2 de junho de 2010

AÇÕES PASTORAIS QUE PODEM FORTALECER A FAMÍLIA


Embora não seja o foco central de meu ministério atualmente, tenho falado para vários grupos específicos – além da minha congregação – sobre o tema “Família” e derivados. Entendi desde o início da carreira pastoral que todo pastor deve engajar-se em três ações básicas que podem tornar as famílias menos vulneráveis aos ataques do diabo e menos tendentes às influências de um mundo cada vez mais perverso. Estas três ações são:

1 - A formação da família - Aqui os ministros assumem a posição de mestres, de educadores e capacitadores, mostrando para os novos casais (namorados, noivos e recém casados) o caminho que devem trilhar para um lar fundamentado sobre a Rocha, que é a Palavra de Deus. Sua principal atuação neste momento é ensinar o bom procedimento em todas as áreas pertinentes à vida conjugal e familiar
Há um vastíssimo leque de assuntos que precisam fazer parte da pauta dos ensinamentos neste momento: sentimentos (se é amor de verdade ou amor de verão); motivações (interesses legítimos ou ilegítimos); planejamento (planos ou projetos); saúde (física e psicológica); finança (dinheiro e patrimônio); etc.

2 – A capacitação da família – Neste tópico a idéia é que todo ministro precisa colocar “armas e ferramentas” nas mãos das famílias para que elas possam se defender e reagir nos momentos em que se sentirem ameaçadas ou fragilizadas. Existem recursos espirituais tremendos, os quais precisam ser bem manejados e só com a intervenção de ministros preparados por Deus as famílias os conhecerão, e saberão fazer bom uso deles. Muitas famílias se desmoronam em momentos de crises financeiras ou relacionais; outras se desintegram em momentos de tragédias; outras se perdem quando se deparam com drogas e outras ameaças do gênero e outras simplesmente se resignam e mantêm-se reféns de situações desagradáveis eternamente, simplesmente por ignorar a existência de tais recursos.

3 - A proteção da família – Desde Adão e Eva os perigos rondam as famílias! Disse no tópico acima que os pastores devem municiar as famílias com armas e ferramentas eficazes, porém, todo pastor que se preze também é um “guarda-costas das famílias”, é um guardião por excelência dos lares. É neste momento que o pastor precisa saber manejar a palavra da verdade (a espada do Espírito) como um samurai maneja sua espada, para afugentar e derrotar os inimigos que as ameaçam. É quando ele transforma seus conselhos em estratagemas para vencer os adversários; que faz de suas orações bombas que destroem as fortalezas daqueles que invadem o território familiar.
Todo pastor deve orar, jejuar e equipar (estudos bíblicos, aconselhamento, visitas, etc.) especifica e permanentemente a todas as famílias de sua igreja, de maneira que estas sintam que têm um aliado a mais, sempre que precisarem de reforço!

Tenho visto muitas famílias evangélicas oprimidas, intimidadas e totalmente desnorteadas frente às lutas comuns da vida e dos ataques do inimigo. Muitos lares cristãos estão sendo destruídos, mostrando que Satanás não tem preferência por adeptos de outras religiões ou crenças, e que o poder de influência e persuasão que o mundo tem é praticamente irresistível se não estivermos preparados suficientemente.
Baseado nestas premissas, durante todo o mês de Junho de 2010 ministrarei assuntos relacionados ao tema – possivelmente convidarei alguns amigos para falar também.

Um forte abraço!

- pr Aécio -

Nenhum comentário:

Postar um comentário