Translate

terça-feira, 15 de março de 2011

SAIU NO PÚLPITO VIRTUAL

MISERÁVEL APÓSTOLO PAULO - PARTE 4

Confira um trecho da mensagem baseada em Rm 7.24:

A questão é que, em nome da crescente (e exigente) vitrine que se cria, repleta de bacharéis, mestres e doutores, esvaziam-se os ministérios das vidas regadas a oração, da santificação, da dependência de Deus e da unção do Espírito. Neste caso, entre o doutor autoconfiante e o simplório pregador humilhado perante Deus, não tenho dúvidas, prefiro o segundo!

Fiados em seus diplomas, influenciados pelas ciências e tecnologias modernas e impregnados das mais diversas filosofias antigas ou contemporâneas (algumas altamente perigosas para o cristianismo, outras absolutamente anticristãs) que ora norteiam suas ideias e pensamentos, muitos ministros vem transformando a pregação e o ensino bíblico em exposições enfadonhas, recheadas de alusões técnicas, preocupadas com citações científicas, carregadas de pesquisas disto ou daquilo, etc.

Alguns pregadores trocaram o “assim diz o Senhor” pelo “assim disse Nietzsche” ou “no pensamento de Bacon...”, por exemplo, causando (pelo menos em mim) a impressão de mero exibicionismo cultural para impressionar os ouvintes. Um dos perigos que deriva desta postura é o de relegar as Escrituras a um plano secundário, um complemento, em vez de fundamental: “Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus...” (I Pe 4.11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário