Translate

domingo, 18 de março de 2012

NAÇÃO DO MÊS: HAITI


O desafio

Apesar da forte presença evangélica no país, o Haiti é um grande desafio. A pobreza material, somada à carência espiritual, é uma realidade. O povo é religioso, mas está distante do Deus vivo. O vodu (desenvolvimento do espiritismo e da feitiçaria da África Ocidental, parecido com o candomblé) é a religião tradicional do país, sendo praticado por todos os círculos sociais, atingindo inclusive os crentes (é comum estes não quererem falar sobre o assunto quando são indagados). Já os não-cristãos temem o poder dos feiticeiros e dos espíritos familiares que podem transformar um desobediente em zumbi (espécie de morto-vivo que se torna escravo do sacerdote vodu). O Haiti vive imerso na miséria material em parte decorrente da escravidão espiritual que há séculos assola
a nação.

As igrejas ainda não conseguiram influenciar decididamente a sociedade haitiana e necessitam de uma nova visão de ministério, baseada no discipulado e na libertação do medo dos espíritos. Além disso, precisam de ajuda para cumprir a sua missão social, aliás, marca característica daquelas igrejas (muitas têm, ao lado do templo, uma escola primária). A juventude haitiana vive, em geral, à margem das oportunidades, sem muitas perspectivas e tornando-se alvo frágil frente às drogas e à prostituição. A presença de organizações não-governamentais (ONGs) é sinal de que minorar a pobreza daquele povo deve estar nas prioridades das missões estrangeiras.


Idioma:
Língua oficial Francês falada como primeira língua só por 10% da população. Língua comum: Crioulo haitiano. (Operation World)

Religião:
Cristã - 95,50% (evang 22,2% cresc. +3,1%, pent 5,8% cresc. +3,5%); Espiritismo/Vodu - 2,50%; Não religioso/outros - 1,80%; Bahai - 0,20%. (Operation World)

População: 9.800.000
Área Geográfica: 27.400 km2
Capital: Porto Príncipe
Moeda: Gourde
Sistema Político: República com forma mista de governo
Hora Local: -2h (em relação o horário oficial do Brasil)

Comentários:
Etnia. Afro-caribenho - 90%; Mulatos (Euro-africanos - 9,9%; Euro-americano - 0,1%; (Operation World).

Missionários do país: 19 de 7 agências em 06 paises: no país 13.

Missionários no país: 449 em 76 agências de 13 países: EUA - 373; Canadá - 32; França - 21. (Operation World
 _________________________________

COM INFORMAÇÕES DA JMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário