Translate

terça-feira, 23 de abril de 2013

PAÍS DO MÊS: EGITO

Missões – Egito: Paradoxos e Desafios!

POR: Ariadna Faleiro de Oliveira
FONTE: REVISTA IMPACTO


Situado ao norte da África, banhado pelo Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, o Egito é um dos países mais populosos do continente, com uma população estimada em 82 milhões de habitantes. Misto de riqueza e legado cultural, em meio a um cenário político atual marcado por protestos populares contra a situação de um governo que se prolongou por quase 30 anos, o país enfrenta um grande desafio não popularizado pela mídia: a luta da Igreja cristã para avançar num país de fundamentalismo islâmico. 

O cristianismo chegou ao Egito logo no século 1º d.C. e abrange, hoje, cerca de 11% da população. Segundo a missão Portas Abertas, essa porcentagem sofre redução, a cada ano, devido à emigração e à conversão ao islamismo. 

Ocupando o 19º lugar no ranking de perseguição aos cristãos, o país é chamado de “cérebro do islamismo” por causa da grande Universidade Al-Azhar, que fica na capital, Cairo, e que tem cerca de 4 mil professores e mais de 100 mil estudantes de muitas partes do mundo. É considerada a mais prestigiosa e antiga instituição cultural do Islã sunita. 

Igrejas cristãs não podem ser erguidas com liberdade, cristãos não têm acesso a estudo de qualidade, não ocupam bons cargos governamentais e sofrem discriminações abertas. O Evangelho não pode ser pregado livremente, não é permitida a distribuição de folhetos e Bíblias, e há um discreto, porém rígido controle das autoridades aos que se intitulam cristãos e promulgam sua fé. Não são poucas as histórias de cristãos presos, torturados e perseguidos. 

Entramos nesse cenário com o intuito de perceber a ação de Deus e o avanço da Igreja no país; fomos, ao mesmo tempo, desafiados e encorajados por aqueles que “sobrevivem” fazendo do Evangelho seu maior alvo de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário