Translate

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

QUE DIFERENÇA FAZ


... Um analfabeto funcional na Câmara Federal num país de grande maioria analfabeta política?
A eleição de Tiririca era previsível. Se por voto de protesto, ou por mera gandaia não vem ao caso agora, o fato é que ele estará lá. Com ele, toda a malandragem política assume uma faceta há muito escondida: a da piada de mal gosto.
Sempre achei tragicômico a maneira como somos tratados pelos políticos picaretas. Eles riem para nós no período eleitoral e riem de nós quando são eleitos e se percebem intocáveis, prontos para tirarem proveito das prerrogativas a eles conferidas (em muitos casos deve ser lido "prontos para meter a mão no dinheiro público").

Tiririca é a personificação dessa tragicomédia. A gente não sabe se ri ou se chora - ou se os dois juntos. Tiririca não é o mal, mas revela os vários males e vícios praticados pelos partidos políticos que querem marcar presença; querem seu naco do bolo; querem perpetuar a prática da política de troca-troca de favores e muitos outros desejos sórdidos.
Tiririca revela a maldade engraçada, aquela que fere fazendo cócegas, que machuca "sem querer querendo".
Tiririca não é o problema, é a resposta, o resultado do mesmo. É uma equação mais ou menos assim:

Partidos políticos predadores + Eleitores analfabetos políticos x Ausência de políticos realmente dignos de credibilidade - Bom senso = Tiririca

Tenho vergonha de morar em um país que elege um "boi de piranha" para reivindicar seus anseios, suas necessidades.
Tenho vergonha de um país que elege alguém que, tão certo como sua previsível vitória nas urnas, tem tudo para ser uma derrota no exercício de seu mandato. Obviamente que seus acessores redigirão seus discursos, que sua equipe de gabinete poderá conduzir todos os processos próprios do ofício parlamentar, mas nada disto mudará sua condição de inabilidade em se articular, e sua incapacidade em lidar com todas as questões técnicas, burocráticas, etc. - se alguém tem dificuldade com sua própria língua não é de se estranhar que também tenha enormes dificuldades em compreender, elaborar, debater e votar projetos de leis, por exemplo.
Tenho vergonha de morar em uma nação em que há pessoas que acham engraçado rir de sua própria incapacidade de fazer uma leitura crítica de seu tempo - sim o voto em Tiririca representa mais de um milhão de eleitores debochando de si mesmos.

Mas, a despeito de qualquer debate, Tiririca vai estar lá. Não achei nenhuma graça quando foi anunciada sua candidatura, nem quando iniciou sua campanha, pleiteando a vaga. Não achei nada engraçado quando foi anunciada sua vitória e, certamente, sua posse (pelo menos para mim) não será nenhum motivo de alegria, não terá graça nenhuma. - pr Aécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário