Translate

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

MINHA SINGELA HOMENAGEM AOS PAIS


CARTA DE UM PAI PARA TODOS OS PAIS DO MUNDO

Querido pai,

Hoje tirei pra refletir sobre minha experiência de pai e quero compartilhar com você.

Sou pai também! De cinco filhas… Você não tem noção o que é ser pai de cinco mulheres! Se tem, além de um admirador pelo fato de ser pai, ganhou muitos pontos por ser pai de tantas mulheres!
Lembro-me como hoje quando o médico disse: “Parabéns, papai! É uma linda menina!”. Quase caí duro! Não sabia se ria, chorava, flutuava ou corria para ver minha linda esposa e a primeira (de uma série) herdeira... do... da... dos... das... Ah! Do meu DNA!
Estava exausto! Foram quase seis dias no rame-rame, no nasce-não nasce! Horrível, eu estava um bagaço de tanto correr pro hospital ao som do menor gemido da mulher... Marinheiro de primeira viagem, “sacumé”, né?!

Confesso que tirei de letra este negócio de cuidar de bebê. Afinal, fui criado em uma casa onde o que não faltavam eram crianças... É que os veteranos iam cuidando dos novatos (nordestinos, cearenses... tá explicado, né?).
Aí vem o corre-corre para as farmácias; o chororô às tantas da madruga; as várias tentativas de fazer aquela “coisinha” fechar a sirene; as febres repentinas; as caríssimas fraldas; o totôzinho nos lugares e momentos mais inusitados; os escândalos da hora da vacina... Ufa! Quanta coisa!

Isso tudo se repetiu por cinco vezes! Isso mesmo: 1, 2, 3, 4 e 5... Me sinto um herói! Eu sou um herói! Ah! Ah! Ah! Eu tenho a força... Pra elas (até certa idade é claro) sou imbatível! Tenho que ser... Tento ser! Nem sempre a gente consegue... Mas não custa tentar! Os super poderes a gente vai descobrindo no dia-a-dia (super sopro, super bitoca, etc.), na medida em que vai precisando deles – só não exagerar e ninguém sai ferido!

Ainda existem muitas coisas que quero compartilhar com você, pai, acho que faz bem a gente falar sobre isso. São aquelas coisas que acontecem “nos bastidores da vida dos pais”. Deve ter tudo a ver com você também, pois comigo muitas coisas foram ou acontecem assim:

Elas não me viram chorar (de pavor) só de pensar que teria no colo um “serzinho” indefeso que dependeria 100% de mim!!! Se dói, se sangra, se tem ou se não tem... 100% de atenção, proteção e amor!

Talvez jamais passou pela imaginação delas o sentimento de culpa e o aperto no peito por ter de deixá-las por muitos dias durante o ano, em razão das muitas viagens.

Sei que elas não entendiam que muitas vezes até gostaria de dar o melhor que a mídia e o mercado exibem com tanto poder de convencimento. Então, tive que usar a imaginação, criatividade e poder de persuasão para dar aquilo que era o melhor dentro das minhas possibilidades. Não sei se agradei, ou até se fui tão convincente, mas sempre quis dar o meu melhor!

Estou certo de que não entendiam, e não entendem que cansaço, problemas e depressão são coisas reais e que sugam a nossa energia, e tira o ânimo. Elas só estendiam os bracinhos, escancaravam um sorriso com um misto de manha e autoritarismo infantil, e disparavam aquele irresistível e fulminante olhar... Quando menos a gente espera, estão no colo! Então, do inferno ao paraíso, numa fração de segundos!

Elas não pediram pra nascer. Nós (eu e minha esposa) não as escolhemos como mercadorias numa gôndola de mercado. Providencialmente, Deus nos presenteou com cada uma delas. Não foram acidentes, nem foram acasos, nem um projeto estrategicamente elaborado dentro de um plano orçamentário, em que estavam outros gastos do tipo casa, carro e outras “coisas”. São frutos de amor e de graça!

Puxa, como elas crescem! Elas querem, questionam, discutem, brigam, discordam, confrontam... À vezes isto é assustador! A gente vira uma espécie de “manual de vida”, tem que ter resposta pra tudo – mesmo quando nem sabe o que responder. Afinal, “por que não, não é resposta!” Não me canso de ouvir isto! Mesmo com esse mundo louco, tecno-enigmático e cheio de tantos códigos e manias. Internet, MSN, SMS, iPOD, Wii, Wi-Fi... Eu, hein!

Cresci ouvindo dizerem que o mundo não era mais o mesmo. Ouvi meus pais falarem que no tempo deles não era assim e assado. Ouvi que as modas eram esquisitas e que a violência e a moralidade sempre eram pontos de tensão. Ouvi dos vícios, da violência e das guerras. Naquela época eu resistia. Hoje repito tudo que ouvi. Tudo o que não entendia, ou não aceitava hoje fazem sentido. Sei que elas vão me entender um dia também! Por enquanto, meu papel é cuidar de alertar e proteger, mesmo que elas não entendam muito.

Sabe, sei que ainda tenho muito a viver e a aprender. Afinal, minha filha mais velha só tem dezesseis. Sei que a jornada ainda não terminou, que ainda tenho muito chão pela frente. Mas, prefiro viver cada momento... Melhor assim! Amanhã será outro dia... E depois outro, e outro... Mas eu sou pai, todos os meus dias serão dias de pai! Não é uma data de calendário, nem uma tradição, é uma realidade! Por mais dualista, sofrida e desafiadora encaro a missão de ser pai como a mais sublime e emocionante tarefa de um homem em sua existência. Não desmerecendo essas duas outras coisas, creio que gerar filhos é mais que escrever um livro ou plantar uma árvore!

Por tudo isto, você amigo e pai, ainda que não receba nenhum presente, presenteie-se a si mesmo com pensamentos renovados; dê-se o direito de sentir-se herói; oferte a si mesmo uma, duas, mil medalhas (imaginárias ou não) de honra ao mérito; diplome-se em Doutorado em Sobrevivência e Educação Para a Vida; emocione-se com a simples sensação de ter sido escolhido “parceiro” do Criador na mais fantástica criatura! Celebre não só este dia, mas os 365 dias de cada ano, por que todos os dias são DIA DOS PAIS!

Com amor,

Aécio, um pai!

4 comentários:

  1. Que mensagem linda.Eu e meus irmão não tivemos o privilégio de ouvir nosso pai relatar sua experiencia e nem ao menos dizer o quanto era feliz por nos ter como filhos. Mas quando nos aproximamos desta data me conforto em saber que mesmo q meu pai tenha me rejeitado jamais estarei sozinha, pois o Pai de amor está e estará sempre comigo.
    Parabéns pastor pelo seu dia e pelo privilégio de ser pai de 5 mulheres rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Grato, Geneuza! Acho que apesar de tudo, ser pai é um privilégio.

    um abraço!

    ResponderExcluir
  3. A paz do senhor.sabe este mes fez 3 meses que eu perdi meu paizao.
    nao perdi só meu pai perdi tbm.um amigo ,um companheiro,conselheiro,um pedaço de mim e este pedaço é insubstituivel.
    eu só queria ser um poukinho do que ele foi pra mim para meus filhos.e queria deixar aqui um forte abraço pra quem tbm nao tem mais esta figura tao importante na vida.e dizer que devemos passar para nossos filhos o que aprendemos com eles.como meu pai mesmo dizia dia dos pais é todo dia.meu pai NASCEU HOMEN VIVEU COMO HOMEN NOS ENSINOU A SER HOMENS E MORREU COMO UM GRANDE HOMEN.e eu tenho muito orgulho de ser filho de um HOMEN tao honesto.direito.e o melhor de tudo um PAIZAO .e eu nunca deixei de dizer PAI TE AMO ,PAI VC É MEU AMIGO.
    UM FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS OS PAIS DO MUNDO E PRINSIPALMENTE AOS PAIS DA NOSSA IGREJA.

    ResponderExcluir
  4. Parabens Pr. Aecio bela mensagem , ate me emocionei, te admiro sou teu fã.

    ResponderExcluir