Translate

sábado, 15 de agosto de 2009

SAIBA OUVIR

Num livreto em que aborda o relacionamento conjugal, o consagrado conferencista, escritor e conselheiro da área da família, Jaime Kemp, aborda um aspecto fundamental para que o casal previna acidentes de percurso. “SABER FALAR E SABER OUVIR” (Editora TEXTUS) é um livreto que sugiro para aqueles casais que já não mantêm um ritmo satisfatório de diálogo, que não conversam.
Nestes dias tão cheios de estresse nos tornamos impacientes e pouco tolerantes, e isto nos torna cada vez mais suscetíveis ao isolamento e solidão . Dialogar é um “santo remédio” para uma vida saudável em família, e, principalmente, na relação marido-mulher. Leia abaixo um trecho do livro (pg. 19):

“O primeiro, e possivelmente o mais importante é estes. Procure ser um bom ouvinte e não responda enquanto a outra pessoa não terminar de falar. Em outras palavras, saiba ouvir. O apóstolo Tiago nos dá uma orientação acerca desse processo. Comunicação é uma rua de duas mãos, é falar e ouvir. Tiago nos diz, em 1.19: ‘Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir...’ Pronto para ouvir! Quantas vezes somos prontos para falar, para expressar nossa opinião? Ou para expressar nossa raiva, nossa irritação? Quantas vezes estamos prontos para mostrar nosso ponto de vista, demonstrar que temos razão? Nesse versículo, Tiago está dizendo que um bom princípio de comunicação é saber ouvir. Na minha experiência nos aconselhamentos, temos observado que muitos casais não sabem ouvir! Têm dois ouvidos, mas não usam. É impressionante que Deus tenha criado cada um de nós com dois ouvidos e apenas uma língua. Por quê? Será que Deus quer que falemos menos e ouçamos mais? Creio que sim, mas às vezes, gostamos de falar muito e ouvir pouco.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário