Translate

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DE JONAS E DE LOUCO, TODO MUNDO TEM UM POUCO - I



BASEADO EM JONAS CAPS. 1 E 2

Temos a tendência de criticar determinados personagens bíblicos. Por mera ignorância e desconhecimento do contexto histórico (às vezes preguiça de pesquisar mesmo) não foram poucas as vezes que ouvi pregadores e professores de EBD malhando o Judas e um monte de outros homens da Bíblia. Jonas sempre foi um dos mais "malhados".
Gosto quando a Bíblia explicita o caráter de pessoas como Jonas, pois quem nunca foi como ele? Quem nunca se deixou levar por esta ou aquela situação e caminhou na direção oposta a que Deus mandou?

Pois bem, é mais ou menos assim que a saga de Jonas começa a ser narrada na Bíblia: Deus mandou que Jonas fosse à cidade de Nínive, mas ele vai para Társis. Erro de percurso? Não! É o grande o erro que todos nós temos de achar que podemos alterar o plano de Deus, de dar um jeitinho aqui e outro acolá ao nosso bel prazer.
Jonas não perdia por esperar, durante a viagem em que tentou tirar o controle das mãos de Deus, uma tempestade começa a dar solavancos no navio, colocando não só a sua, mais a vida de toda a tripulação. Já viu esse filme em sua vida? Eu já! Quando a gente sai da direção de Deus é um Deus nos acuda, quem tiver por perto é provado por tabela! Correria daqui, clamor de lá, lamúrias por acolá, até que o Jonas assuma o B.O. e se veja encurralado. Mais cedo ou mais tarde todo Jonas tem que sair do porão e mostrar a cara!
Não sei do que você está fugindo, nem onde é seu porão, mas uma coisa acho que você precisa levar a sério: Teu sono não pode durar muito tempo! A Bíblia diz que “já é hora de despertarmos do sono” (“Rm 13.11). Muitos crentes querem fugir de responsabilidade e compromisso na obra de Deus, isolando-se nos porões da nulidade, do pieguismo, do rancor ou do mero comodismo mesmo. Porém, de um jeito ou de outro, uma hora o “Jonas” que você é vai ser descoberto – veja que os tripulantes do navio foram bater lá e o questionaram “Como podes dormir?” (1.6) – parece que passou um filme na minha frente agora com um monte de "Jonas" da minha congregação desfilando na passarela da negligência e da omissão! Neste momento, a história de Jonas mostra que até dormindo um desobediente atrapalha! Mesmo confinado em um porão e dormindo ele dá toda aquela dor de cabeça para os marinheiros – o que só vai se resolver no momento em que reconhecer, confessar e mudar de atitude.

Pois bem, meu irmão, você pode ser um Jonas neste momento, e acho que está na hora de repensar sua postura frente às necessidades de sua igreja, comunidade e até de sua família. – pr Aécio

CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário