Translate

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

NA LARGADA A GENTE PODE PREVER O FINAL

Em mensagens pregadas durante o ano usei uma analogia citando a maratona conhecida mundialmente como “Corrida de São Silvestre”.
Há, na referida maratona de fim de ano, um montão de participantes – na edição atual (2009) foram 20 mil.
Dentre os maratonistas inscritos, como sempre havia duas classes distintas: atletas profissionais e amadores.
Embora nunca tenha assistido a nenhuma das edições do começo ao fim sempre chamou minha atenção isto que agora me inspira a fazer o seguinte comentário, visto que pelas evidentes diferenças entre ambas as classes a gente pode até não saber quem vai ganhar o prêmio, mas na largada já podemos ter certeza de quem não vai ganhar.
Os profissionais, antes do sinal de largada, destacam-se pela concentração, pelos aparatos técnicos, pela postura no aquecimento e demais sinais próprios de atletas reconhecidos e experimentados nestas competições. É dentre estes que encontraremos os que no mínimo cumprirão toda a jornada. É no meio destes que o vencedor será conhecido e reverenciado.
A grande massa de amadores se destaca pelas fantasias, brincadeiras e pela folia de quem está ali só para aparecer ou por simples realização pessoal. Aí não ninguém levará prêmio algum, a não ser o da autocompensação.

Na “maratona” da vida não é diferente. Há muitas pessoas que tratam sua própria existência de forma amadora. Tais pessoas desprezam a disciplina, fazem pouco caso das regras e não estão muito preocupadas com os resultados, o que lhes importa mesmo é aparecer e sentir-se bem ainda que seja de maneira inconseqüente. Elas querem chamar a atenção e ter os cinco minutos de glória sem o compromisso de vencer... É o que basta.
Não queira começar o ano assim. Hoje, dia 1º de janeiro de 2010, é a largada para uma maratona de 365 dias que demandará muito trabalho, preocupações, estresses e todas as vicissitudes próprias da vida. Não queira ser um “amador” na maratona que vou chamar de "Corrida 2010".
Só os “atletas profissionais” agregam os requisitos para chegar ao fim e vencer. Por isso, cultive o hábito da disciplina, aceite e respeite as regras se quiser ao menos chegar ao final do percurso. Preste atenção nos detalhes dos relacionamentos, seja sábio nas questões do trabalho, assuma seu papel na sociedade, etc. Cuide de sua saúde alimentando-se bem, descansando e divertindo-se o suficiente. Cuide de sua alma com uma dieta de Bíblia, oração e atividades em sua igreja. Ajude as pessoas que estiverem ao seu redor, e todas as que encontrar pelo meio do caminho sempre que tiver oportunidade e condição. Ame sem esperar nada em troca. Perdoe sem questionar! Não se deixe levar pelo cansaço ou desânimo! Por fim, mantenha o foco: Lembre-se que o prêmio pode ser seu!

Um forte abraço,

Espero comemorar junto com você o final de 2010 na ala dos vencedores!

- pr Aécio -

Nenhum comentário:

Postar um comentário