Translate

domingo, 21 de fevereiro de 2010

POR QUE EVANGELIZAR?


Em nossos dias ainda encontramos cristãos que se dignem a perguntar "por que evangelizar"? A resposta é simples: todo cristão, realmente nascido de novo, deve saber das suas responsabilidades na obra de evangelização, bem como estar a par de cada um dos imperativos que condicionam cada uma destas responsabilidades:

a)Porque é a vontade de Deus (ITm 2:3-4, II Pe3:9 e Is 6: 1-8);
b) Porque é uma ordem de Jesus (Mt 28: 19-20 e Mc 16:15);
c) Porque a Bíblia revela o valor e a condição das almas (Mc 8: 36-37 e Lc 15: 3-7);
d)Porque só o Evangelho pode salvar o perdido (Ez 3:17-19).

A partir daí, torna-se claro nosso compromisso em comunicar a mensagem do Evangelho. No entanto o problema que esbarramos é, justamente, como comunicar esta mensagem cristalina como ela é, dada a variedade de recursos para a utilização da comunicação num contexto midiático tão corrompido como o que temos e que traz à público tantos “evangelhos”? ou melhor, tantos “igrejismos”?

A comunicação é a principal ferramenta utilizada para a transmissão da mensagem do evangelho, e nós somos os protagonistas nesta ferramenta. Pensando nisso, a igreja brasileira, nos últimos anos, de forma ousada e criativa, tem se utilizado de meios diversos e sadios para o cumprimento do IDE em nossa Jerusalém e Samaria e a arte tem sido uma resposta eficaz.
A arte constantemente abre portas para um caminho onde o impossível não existe. Trabalhar a arte dá possibilidades de improvisar, transformar, ir além da superficialidade, entrelaçar conhecimentos, entrar no terreno criativo da condição humana e lá “derrubar” as muralhas que, por vezes, torna o ouvinte indisponível para a mensagem. Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência . Através da arte colocamos nossa alma visível para todos.

No terreno da evangelização, através da arte, há um leque de possibilidades, como pintura, escultura, drama (mímica, teatro convencional, estátua viva) arte circense, dança entre outras.
Temos trabalhado através da mímica ( pantomima), que é a arte de imitar, representar ou dar-se a entender por meio de gestos e atitudes. A mímica, neste caso, tem o papel de chamar a atenção das pessoas e a partir daí, apresentar a mensagem da salvação.

É importante lembrar que, na evangelização,a arte não tem o princípio, nem o fim em si mesma, mas há considerações.... (no próximo artigo)

Simone Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário