Translate

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

QUAL A IMPORTÂNCIA DE OLHAR PARA TRÁS, SE NOSSO MUNDO OLHA PARA O FUTURO?


Embutido nesta pergunta, há um princípio muito claro baseado nas Escrituras: “lembra de onde caíste e arrepende-te” (Ap 2.5). É o versículo que me vem à mente quando olho para a Escola Dominical em nossas igrejas e vejo o quão desprezada ela é.
Em uma sociedade futurista, que vive na busca pela novidade, que se traduz em Ipods, tecnologias 3G, Netbooks, etc. Onde o futuro nos é empurrado goela abaixo, faz-se necessário que o cristão olhe, não somente para a frente, com os desafios e rumos à qual esta sociedade e tudo o que a envolve está tomando, mas urgentemente para o passado. Talvez você ache estranho o que eu estou dizendo, mas digo “passado” porque para nós cristãos, que somos ensinados sempre a olhar para a frente, é difícil ter que nos voltar para o que passou, para o tempo em que nem eu nem você éramos nascidos e ter que aprender com a história. Tempos estes que têm mais a nos ensinar do que possamos perceber.
Ao observar esse princípio - e eu me refiro à Escola Dominical quando foi idealizada e colocada em prática pelos irmãos no século XVIII - vejo o quão distantes estamos daqueles ideais. Ideais de ver uma igreja crescer (não inchar); sendo alimentada pela genuína Palavra de Deus (o leite puro); cumprindo seu papel de evangelizadora. Me desculpe ter que contrariá-lo por hora, mas nós só estamos vendo todas estas doutrinas e ensinos distorcidos, a disseminação de igrejas planetárias, porque justamente a igreja abandonou a Escola Bíblia Dominical. Faço um desafio a você: você acha que, se estas igrejas optassem por colocar EBD em suas agendas seus templos estariam explodindo de gente? Não precisa responder, só pela sua reação já deduzo a resposta. Aí surge uma pergunta: o que tem a ver isso com Escola Dominical? Como reza a célebre frase “...elementar meu caro Watson!”, porque não se tem conhecimento das Escrituras e muito menos da história da igreja. Devido a esse fato, não há como saber que nada disso é novo, outros já tentaram implantar ensinos heréticos e foram rechaçados pelos primeiros cristãos. Ah! Se conhecêssemos a história dos anabatistas e suas reformas radicais; John Knox e sua constante luta contra a apostasia na coroa britânica (como um Elias contra a casa de Acabe), isso para ficar apenas no início da era protestante, enfim, há inúmeros relatos que hoje serviriam para deixar muitos pastores e obreiros corados de vergonha.

As Escrituras sempre nos lembra de olharmos para trás. Deus fez isso o tempo todo com o povo Israel, sempre os lembrando de onde os tirou, e o que Ele fez por eles no deserto. Em um mundo pluralista, cheio de pseudo-verdades, informações, é difícil manter o foco em uma única coisa. Então, que tal se nós nos focarmos no aprendizado da Bíblia, esse Livro tão antigo, mas que nunca se fez tão necessário Seu conhecimento para se chegar ao futuro.

- Pr. Robson -

Um comentário: