Narguilé equivale a 100 cigarros, mostra estudo da UnB
Os aromas doces de maçã, morango, hortelã e a água que
queima o tabaco dão a impressão de que se trata de algo que não vai
causar mal. Mas um estudo da Universidade de Brasília (UnB), divulgado
este mês, mostra que uma sessão de narguilé equivale a nada menos do que
fumar 100 cigarros. A quantidade de fumaça e substâncias tóxicas
inaladas nos dois casos é a mesma.
O cachimbo d"água tem concentrações de nicotina que giram em torno de 4% enquanto o cigarro tem em média 2% da substância. Além disso, segundo o pneumologista Carlos Alberto Viegas, autor do estudo, as sessões de narguilé, de até 80 minutos, expõem o fumante por mais tempo aos malefícios do tabaco. Um cigarro comum costuma ser consumido em oito minutos. São 12 baforadas contra 200. "Resolvi estudar o assunto porque fiquei preocupado com o desconhecimento da população", disse.
Entre eles está o de que a água aquecida filtra as impurezas do tabaco. Mas apenas 5% das substâncias são retidas, de acordo com os dados levantados pelo pesquisador. Outra falsa informação que circula entre os adeptos do narguilé é de que ele não vicia. As altas concentrações de nicotina denunciam o engano. Também se deve levar em consideração que o ato de compartilhar a biqueira com outras pessoas pode transmitir doenças como herpes e hepatite.
Ritual
Os adolescentes são os que mais têm se rendido ao ritual do narguilé. Nos finais de semana, antes da balada, é comum trocar a água por vodca ou whisky, e ficar bêbado enquanto fuma. No ano passado, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em São Paulo identificou que 16% dos estudantes de ensino fundamental e médio em São Paulo já tinham experimentado o fumo. "O jovem é atraído pelo ritual, semelhante ao do cachimbo da paz", diz a psicóloga do comitê antifumo da SBC, Silvia Cury. "E além disso, eles têm a aprovação dos pais, que desconhecem os malefícios do produto." As informações são do Jornal da Tarde.
Fonte: BOL
_____________________________________
PALAVRA DE PNEUMOLOGISTA DO INSTITUTO DO CÂNCER: Em artigo recente, na revista SP CÂNCER (distribuída no Instituto do Câncer do estado de São Paulo), o Dr Frederico Fernandes escreve: "A disseminação do Narguilé, uma espécie de cachimbo d'agua usado para consumo do tabaco adocicado, também é preocupante. Uma 'sessão' equivale a fumar entre 20 e 100 cigarros. Muito usado entre jovens, sua fumaça é mais tóxica que a do cigarro, pois a queima do tabaco é incompleta, deixando mais resíduos. Além disso, o uso em grupos o transforma em um disseminador de doenças infecciosas como tuberculose e hepatite." - Edição n. 7, ano 2, Agosto de 2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário