Translate

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

AS CONTRADIÇÕES DA FÉ - I

“...para que em mim tenhais paz...”

Diferentemente do que apregoam os mensageiros triunfalistas, a vida cristã é também recheada com requintes de sofrimento, dor e lutas... Muitas lutas. Quem cai nas pregações proclamadas do alto dos púlpitos da IURD, IPMD e IGD e correlatas tende a se frustrar, pois foi lhes passado uma mensagem que funciona feito “morfina”, quando o efeito passa a dor volta na mesma ou em maior proporção e intensidade.
A despeito de crer em milagres e intervenções “sobre” e “extra-naturais” de Deus, não me canso de vacinar a igreja que me foi confiada com estas verdades, visto que há uma tendência em nossos dias de se apegar ao que a Bíblia não diz. Por exemplo, muitas mentiras são pregadas em nome de Jesus e em horário nobre, ou em seus cultos cheios de pessoas ávidas para se libertar de todo tipo de sofrimento – falta de bom senso! Exemplos? Isto é o que não falta: “Deus nos quer ricos”; “Deus nos quer patrões, não empregados”; “Privações são obra do diabo”; “Quem está doente é por que não tem fé”; e muitas outras balelas parecidas.
O fato é que a gente precisa começar a combater estas bobagens com punho de ferro senão a igreja vai virar a casa da mãe Joana, ao invés de ser casa de Deus! Mentira é mentira e não adianta a gente ficar dizendo “vamos orar, vamos orar”! Me irrito por que todo mundo sabe que estas mensagens só funcionam para estes caras (nem ligo de chamá-los de obreiros, são “caras” mesmo e de pau!), pois eles tem plano de saúde do mais caro; moram em ricas mansões e são milionários donos de empresas milionárias! Ora, o evangelho deles funciona pra eles! Se quiserem calar a minha boca, então, desafio-os a abrirem mão de seus planos de saúde, a viverem de salário mínimo e a caminharem 1 hora até o ponto de ônibus para dar um “trampo” de 10-12 horas por dia, pois é exatamente aí que a fé é fé de verdade... Fé dentro de jatinho é uma coisa, duas horas dentro de ônibus abarrotado de tupiniquim é outra; fé diante de um prato feito por chef francês é uma coisa, fé diante do arroz, feijão, ovo e batata frita é outra; fé de quem têm câncer, mas pode se cuidar no Sírio Libanês é uma coisa, mas a fé de quem precisa do HC e Emílio Ribas é totalmente diferente; fé de quem pode colocar o filhinho na Escola de R$ 1.000,00 é uma fé; mas fé que fé tem que ficar na fila desde a meia noite pra garantir uma vaga pro filho na escola pública perto de casa é outra.

O que mais me dói em ouvir as baboseiras (nem vale a pena chamar de heresias algumas coisas que ouço e leio) é que esta gente impiedosa, supostamente ungida, subjugam a inteligência das pessoas e as manipulam com a mesma facilidade de quem está apenas querendo empurrar um produto qualquer, usando as mesmas técnicas de marketing usadas em canais do tipo Shop Tour – que coisa mais infernal!
Outra coisa é que a gente precisa acordar para a realidade de que, quando chove, chove na cabeça de todo mundo. Jesus disse que a chuva vem sobre justos e injustos! Não é diferente em matéria de lutas, conflitos, etc. Em nenhum cantinho da Bíblia encontro subsídio ou base para defender a tese do evangelho sem dor – muito pelo contrário. Então, concluo que os que saem berrando por aí que o cristão não vai passar pela famosa “pindaíba”, que não fica doente e está isento de qualquer outro dissabor que o mundo proporciona, deve estar buscando sua inspiração em qualquer outra fonte que eu, sinceramente, desconheço!

– pr Aécio –

Nenhum comentário:

Postar um comentário