Translate

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

OURO DE TOLO


Por pura teimosia ou por um inconsciente instinto indomável de autoflagelação, sei lá, de vez em quando passo por aqueles canais de TV onde os mercadejadores da Palavra são figurinhas certas. Tão certas como suas presenças são as mensagens cheias de segundas e terceiras intenções para fidelizar a clientela, of course, além dos “produtos mágicos” que oferecem para “abençoar” a audiência.
Ali a benção não precisa ser paga a vista! Prestações e prazos longos para ser contemplado pela graça divina é o que não faltam nos carnês das “colunas do não sei o quê” ou nos famigerados carnês de “Gideão”. Cá entre nós: a imaginação e a criatividade para atrair novos clientes é algo simplesmente invejável, fantástico! Sim, você leu clientes mesmo! Ainda hoje ouvi um indivíduo fazendo apelos para que sua audiência adquirisse os tais carnês, dizendo que não interessava a religião, o credo, a placa da igreja, etc. – só faltou dizer que o que lhe interessava era apenas o dinheiro, e só o dinheiro! A gente sabe que entre eles há uma disputa acirrada, cabeça a cabeça pelos bolsos dos pobres coitados que não conhecem o Evangelho da Graça, que se apegam à primeira tábua de salvação que se lhes oferece! Estes querem cura, libertação e prosperidade a todo custo, aqueles querem fincar suas estacas em todos os estados brasileiros, marcar presença no exterior e construir enormes e luxuosos templos com mo mesmo espírito do Nabucodonosor, custe o que custar.
 Eles não estão nem aí para a miséria pessoal das pessoas que abarrotam suas propriedades. São bons em jogo de cena, em pirotecnia, cortinas de fumaça e outros truques para atrair e convencer as multidões. São péssimos na pregação e exposição bíblicas tanto quanto o são na visão de Reino. Tanto é que alguns deles se tornam inacessíveis, arrogantes e gostam demais de aproveitar das câmeras e microfones para humilhar, achincalhar e expor ao ridículo a todos que ousarem em se opor às suas obras. Quando não usam da estratégia de franco atiradores para acabar com os opositores, utilizam-se do velho e batidão álibi de que “estão sofrendo perseguição”... A propósito, o que eles entendem de perseguição andando em carros blindados, c ercados de seguranças, morando em condomínios fechados ou circulando em céu de brigadeiro nos jatinhos fretados ou particulares?

Olha pessoal, que me perdoem os super éticos e os covardes (muita gente não concorda mas morre de medo dos “apóstolos”, “bispos” e outros “bam-bam-bans”), mas eu é que não vou ficar assistindo de camarote a esta enxurrada de mentiras “em nome de Jesus” e ficar quieto! Não dá pra continuar vendo tanta gente enganada em nome da fé (leia-se da má fé), por meia dúzia de coronéis da igreja brasileira! Se as denominações tradicionais se calam e reservam seus comentários para as quatro paredes de seus templos; se as denominações pentecostais históricas oscilam entre ficar em cima do muro e puxar-saco dos grandões neopentecostais e, por fim, se as milhares de igrejas pequenas independentes acham bonito imitar as dominadoras do mercado feito papagaios de pirata, é problema deles.

Quanto a mim, decido não vender ouro de tolo! Decido que as pessoas precisam saber que campanhas, correntes, penduricalhos supostamente ungidos do tipo sal grosso, rosas, miniaturas de arca, candelabros e outras parafernálias NÃO são necessários para que alcancem a benção de Deus e – o mais grave – NÃO os levarão para o céu e NÃO os livrarão do inferno!

Aconselho aos leitores do Blog que têm caído nestas astúcias a procurarem igrejas, comunidades e movimentos sérios que consigam ser claros quanto aos princípios bíblicos; que exponham a doutrina bíblica com firmeza; que tenham um discipulado consistente; que tenham ministros transparentes em sua maneira de viver, que não usurpam do dinheiro de dízimos e ofertas para proveito próprio; que preguem a santidade e combatem o pecado com veemência e que tratem a Obra de Deus como Obra de Deus, não como entidades, organizações, instituições ou impérios pessoais que deixarão de heranças para suas descendências.

Em Cristo!

- pr Aécio -

Nenhum comentário:

Postar um comentário