Translate

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PARASITISMO EVANGÉLICO

*TRADUÇÃO:
- Nós estamos na asa esquerda ou na asa direita?
- Quem se importa...
- ...Contanto que eu sugue sangue o dia inteiro, estou feliz!
- Malditos parasitas!

--------------------------------------------------------------------------------------------

Ainda estou sob a influência (leia-se em estado de êxtase) dos dias que passei recentemente num projeto mmissionário de curto prazo. Então, vou aproveitar o "gás" para escrever mais sobre minhas impressões acerca da letargia espiritual que afeta um montão de crentes em nossos dias - espero que um deles não seja você!
A esta letargia vou chamar de "parasitismo espiritual" e aos que julgo sofrer deste mal de "parasitas". Se os termo chocam ou não, assumo a responsabilidade, mas na minha opinião, há cristãos que não contribuem em nada para o avanço do Reino, portanto, suas atitudes são reputadas como parasitismo mesmo, e os tais cristãos não passam de parasitas mesmo.

No Wilkipedia, a gente pode enncontrar algo interessante sobre parasitismo e parasitas. Veja: Parasitas são organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo. O efeito de um parasita no hospedeiro pode ser mínimo, sem lhe afectar as funções vitais, como é o caso dos piolhos, até poder causar a sua morte, como é o caso de muitos vírus e bactérias patogénicas. Neste caso extremo, o parasita normalmente morre com o seu hospedeiro, mas em muitos casos, o parasita pode ter-se reproduzido e disseminado os seus descendentes, que podem ter infestado outros hospedeiros, perpetuando assim a espécie. Algumas espécies são parasitas apenas durante uma fase do seu ciclo de vida...”.
A impressão que tenho é que alguns cristãos são parasitas desde o início da fé. Não sei se o problema é a falta de conversão genuína... Deve ser. Outros, começam bem e começam a "parasitar" em algum tempo depois - neste rol estão veteranos e obreiros de carreira também (alías o que têm de parasitas em nossas lideranças não é brincadeira, não é?!).
Acho que não existe um perfil único para os parasitas da igreja. Alguns são descarados e assumem logo que não querem se envolver com nada, que não gostam de se misturar com a igreja, que tem a vida agitada e blá, blá, blá...
Outros parasitas são escorregadios feito quiabo (esta palavra rima com outra...). Estão sempre cheios de boas intenções, mas ainda não é tempo ou "Deus não confirmou em seu coração"... Tadinho!
Há parasitas que a gente só descobre depois que a coisa tá fedendo. São os "parasitas-come-quieto". Estes não têm pressa em acabar com a comunhão na igreja ou em praticar um pecadão medonho... São uma espécie terrível!
Há os parasitas que não cheiram e não fedem. De tão parasitas, se auto aniquilaram e já nem fazem mais falta - triste isso, não?! Mas que existe, existe!
Há parasitas que juram não ser parasitas. Afinal, não perdem os cultos de domingo e sempre entregam seus dízimos pontulmente. Para estes, exercer ministérios e pôr em prática os dons que receberam do Senhor é apenas um detalhe de somenos importância... Me engana que eu gosto!

Que o Senhor nos livre do parasitismo espiritual!
- pr Aécio -

Nenhum comentário:

Postar um comentário