Translate

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PRIORIDADE MÁXIMA! LEIA TUDO POR FAVOR!

Consciência Cristã – Eleições 2010



Em carta, CNBB pede que fiéis não votem em Dilma.

Publicada em 21/07/2010 às 20h31m.

RIO – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta na última segunda-feira (19/07) na qual pede que os fiéis não votem na candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

Leia a carta na íntegra:

“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Com esta frase Jesus definiu bem a autonomia e o respeito, que deve haver entre a política (César) e a religião (Deus). Por isto a Igreja não se posiciona nem faz campanha a favor de nenhum partido ou candidato, mas faz parte da sua missão zelar para que o que é de “Deus” não seja manipulado ou usurpado por “César” e vice-versa.

“Quando acontece essa usurpação ou manipulação é dever da Igreja intervir convidando a não votar em partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito à vida humana e aos valores da família, pois tudo isso é de Deus e não de César. Vice-versa extrapola da missão da Igreja querer dominar ou substituir-se ao estado, pois neste caso ela estaria usurpando o que é de César e não de Deus.

“Na atual conjuntura política o Partido dos Trabalhadores (PT) através de seu IIIº e IVº Congressos Nacionais (2007 e 2010 respectivamente), ratificando o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) através da punição dos deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso, por serem defensores da vida, se posicionou pública e abertamente a favor da legalização do aborto, contra os valores da família e contra a liberdade de consciência.

“Na condição de Bispo Diocesano, como responsável pela defesa da fé, da moral e dos princípios fundamentais da lei natural que – por serem naturais procedem do próprio Deus e por isso atingem a todos os homens – denunciamos e condenamos como contrárias às leis de Deus todas as formas de atentado contra a vida, dom de Deus, como o suicídio, o homicídio assim como o aborto pelo qual, criminosa e covardemente, tira-se a vida de um ser humano, completamente incapaz de se defender. A liberação do aborto que vem sendo discutida e aprovada por alguns políticos não pode ser aceita por quem se diz cristão ou católico. Já afirmamos muitas vezes e agora repetimos: não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto. (confira-se Ex. 20,13; Mt 5,21).

“Isto posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais “liberações”, independentemente do partido a que pertençam.


Dom Luiz Gonzaga Bergonzini”


Para ser justo, devo reproduzir abaixo uma carta resposta ao vídeo do Pr. Paschoal Piragine Junior, escrita por Geter Borges, da Segunda Igreja Batista do Plano Piloto, em Brasília, traduzindo a compreensão dos evangélicos que se posicionam a favor do Partido dos Trabalhadores e seus aliados. Todavia, logo após o conteúdo desta carta faço alguns comentários pessoais sobre a mesma. O conteúdo da carta é o seguinte:

“01/09/2010

Prezado Pr. Paschoal Piragine,

Sou membro da Segunda Igreja Batista do Plano Piloto, trabalho na Câmara dos Deputados a sete anos e tenho acompanhado o PT, o governo federal e os projetos relacionados com as questões ligadas a sexualidade. Tivemos acesso ao vídeo1 onde o senhor se pronuncia contra o PT e diante dele gostaria de fazer alguns questionamentos.

Entendo que faz parte do jogo democrático se falar mal de partidos políticos e até mesmo orientar de que não se vote em nenhum dos candidatos ligados a ele. A questão aqui não é a oposição ao PT, pois ela existe e é natural. A questão é sobre a veracidade do conteúdo dessa oposição.

Não conheço o Pastor, mas o tenho como uma pessoa integra e que esteja considerando que as informações que possui contra o PT sejam realmente verdadeiras. Entretanto trata-se de afirmações que não correspondem com a realidade.

No dia do culto gravado foi mostrado para igreja um vídeo falando de aborto, pedofilia, homossexualismo, dentre outros temas e no final o pastor fala que:

‘Há um partido político que fechou questão sobre esse assunto, o partido político que é o PT de nosso presidente, em seu congresso desse ano, ele, no seu congresso geral, quando eles indicam seus deputados, ele fechou questão sobre essas questões. Ou seja, se um deputado, se um senador do PT, se ele votar contra, de acordo com sua consciência, contra qualquer uma dessas leis, ele é expulso do partido. Já dois deputados federais foram expulsos do PT, por se manifestarem contra o aborto. Isso fez com que a igreja católica se manifestasse publicamente, por que eles estavam ligados a igreja católica, junto ao PT, e se manifestarem contra, e por isso foram expulso do partido. E a igreja católica então emitiu nota pública dizendo: olha não votem em ninguém do PT. Eu diria para você a mesma coisa. Algumas pessoas não vão gostar do que eu estou falando, mas estou falando bem claramente. Porque quando não se pode votar com a consciência, não adianta votar em pessoas, porque o partido já fechou questão. Se você entrar no site do governo federal e pegar lá o Projeto Nacional de Direitos Humanos 3, você vai encontrar todas as propostas que o governo federal através do presidente da republica colocou na mão do congresso para serem votadas na próxima legislatura e todas elas são questão fechada pro PT. Todas elas estão aqui nesse vídeo. Tá? E mais. Se você olhar, você vai ver como a maquina estatal está mobilizada. Isso aqui é responsabilidade de pressão do ministério da justiça. Isso aqui é responsabilidade de pressão do ministério da saúde. E se os ministros de Estado que estão ligados a esse governo, não trabalharem assim, perdem o seu cargo. Então eu queria pedir para você levar a sério essa questão. Como pastor eu nunca fiz isso. Eu não estou dizendo para você votar em A ou B. Eu vou dizer para você em quem não votar: em pessoas que estejam trabalhando pela iniquidade em nossa terra. Porque senão queridos, Deus vai julgar a nossa terra. E se Deus julgar a nossa terra, isso vai acontecer na tua vida na minha vida, porque eu faço parte dessa terra. Porque Deus não tolera iniquidade. Amem? (Aplausos)’

Diante desse conteúdo eu gostaria de esclarecer que:

1. Não é verdade que um parlamentar do PT não pode descumprir uma deliberação coletiva do partido por uma questão religiosa ou de foro íntimo. Veja o que diz o inciso XV do art 13 do estatuto do PT: ‘Art. 13. São direitos do filiado: XV – excepcionalmente, ser dispensado do cumprimento de decisão coletiva, diante de graves objeções de natureza ética, filosófica ou religiosa, ou de foro íntimo, por decisão da Comissão Executiva do Diretório correspondente, ou, no caso de parlamentar, por decisão conjunta com a respectiva bancada, precedida de debate amplo e público.’

2. Não é verdade que dois deputados do PT foram expulsos por se manifestarem contra o aborto. Os deputados federais Henrique Afonso e Bassuma não foram expulsos. É verdade que eles tiveram conflitos com movimentos de mulheres sobre questões relacionadas ao aborto, mas não houve expulsão. Em função desses problemas eles foram punidos pelo PT o que os levou a mudarem de partido. Podemos até aprofundar o debate para avaliarmos se ouve ou não justiça na punição, mas não houve desrespeito ao direito de posicionamento por questões religiosas.

3. Não conheço um posicionamento da igreja católica contra o PT.Conheço o posicionamento de um bispo, mas não uma deliberação da CNBB. Caso exista gostaria de conhecer.

4. O Plano Nacional de Diretos humanos é elaborado pelos conselhos de diretos humanos com a participação do governo federal, mas não é uma novidade do governo Lula. O primeiro plano foi publicado através do Decreto número 1.904, de 13 de maio de 1996, e o segundo através do Decreto número 4.229, de 13 de maio de 2002. Em todos eles estão presentes assunto polêmicos ligados com a sexualidade. Diante disso seria um equivoco afirmar que todos os méritos e deméritos do PNDH 3 é de responsabilidade do governo Lula ou do PT.

5. Dizer que o conteúdo apresentado no vídeo é o que está sendo defendido pelo PT não corresponde com a realidade. Podemos pegar os posicionamentos do PT e comparar com o conteúdo do vídeo e observaremos que não existe veracidade. Um exemplo bastante claro é a questão da pedofilia. Não conheço nenhum parlamentar, de nenhum partido político, ou algum grupo social que defenda a pedofilia. Atribuir uma acusação dessa natureza ao PT é de extrema injustiça.

Tenho acompanhado a atuação de dois deputados federais do PT, Walter Pinheiro (Bahia), Gilmar Machado (Minas), ambos membros de igreja batistas e testemunhado uma conduta idónea e coerente com os ensinamentos de Cristo. São dois exemplos bem próximos que exemplificam a injustiça de uma orientação contra todos os candidatos do PT.

Sabendo agora que as palavras do pastor perante a igreja não correspondem com a realidade, pergunto qual serão as atitudes do pastor diante delas.

Desde já agradecemos a atenção e aguardo uma oportunidade para um encontro pessoal afim de que possamos nos conhecer.

Que a Esperança seja Grande em Deus, que Seu Amor nos dê Força e Seu Espírito nos Oriente!

Forte abraço,

Geter Borges de Sousa

Quero me atrever a comentar os cinco pontos da carta resposta de Geter Borges de Souza ao vídeo do Pr. Paschoal Piragine Junior. Quero deixar claro que o faço com o maior respeito a todos os envolvidos nesta discussão, bem como com o maior respeito pelas posições contrárias à minha.

1. Ainda que estatutariamente um parlamentar do PT possa descumprir uma orientação do partido, na prática não me parece que é o que ocorre. Obviamente, se o estatuto do PT proibisse tal direito seria uma declaração pública de falta de democracia. Ainda assim, deve-se notar que para um parlamentar do PT discordar da orientação do partido, a meu ver, é necessário cumprir todo um cansativo ritual. Veja o que diz o inciso XV do art 13 do estatuto do PT: “Art. 13. São direitos do filiado: XV – excepcionalmente, ser dispensado do cumprimento de decisão coletiva, diante de graves objeções de natureza ética, filosófica ou religiosa, ou de foro íntimo, por decisão da Comissão Executiva do Diretório correspondente, ou, no caso de parlamentar, por decisão conjunta com a respectiva bancada, precedida de debate amplo e público” (grifos meus).

2. Ainda que não seja verdade que os dois deputados federais (Henrique Afonso e Bassuma) do PT foram expulsos por se manifestarem contra o aborto, o próprio Sr. Geter Borges de Souza admite que é verdade que eles tiveram conflitos com movimentos de mulheres sobre questões relacionadas ao aborto, e que em função desses problemas eles foram punidos pelo PT o que os levou a mudarem de partido. O próprio Sr. Geter ainda admite que há a possibilidade de ter havido injustiça na punição dos parlamentares.

3. Ainda que não haja um posicionamento oficial da Igreja Católica contra o PT e sim o posicionamento de um Bispo, creio que é uma posição que tem um peso muito grande para aqueles que temem a Deus e querem que os valores por Ele ensinados sejam preservados.

4. Ainda que o Plano Nacional de Diretos humanos seja elaborado pelos conselhos de diretos humanos com a participação do governo federal, não sendo uma novidade do governo Lula, e que em todos eles estão presentes assunto polêmicos ligados com a sexualidade, ainda assim a posição do governo Lula e do PT com relação a assuntos ligados à sexualidade é bastante claro, contrariando o ensino das Escrituras Sagradas.

5. Ainda que seja injusto dizer que o conteúdo apresentado no vídeo é o que está sendo defendido pelo PT e que tal conteúdo não corresponda à realidade, ainda assim posicionamentos como aborto, legalização de casamento de pessoas de mesmo sexo e igualar liberdade de opinião e expressão à prática homo fóbica, são posicionamentos defendidos pelo PT e, portanto, nós cristãos devemos nos posicionar contra.

Quero deixar claro que não tenho nada contra a pessoa do indivíduo homossexual e não tenho nada contra as pessoas que fizeram opção pelo homossexualismo. São pessoas que merecem o nosso respeito, são pessoas que devem ser tratadas com total dignidade, e além de tudo são pessoas pelas quais, segundo cremos, Jesus também morreu. O que queremos unicamente é a liberdade de expressar a nossa posição contra a prática homossexual, sem ferir a pessoa do homossexual, assim como qualquer pessoa tem, conforme a nossa constituição federal garante, a liberdade de expressar sua posição contra a minha fé, por exemplo.

Quanto a cristãos que recentemente fizeram opção de se filiar ao PT, pessoalmente creio que fizeram uma má escolha. Quanto àqueles cristãos que já são filiados ao PT há algum tempo, que se preparem para serem perseguidos. Só esperamos que não neguem a sua fé para serem fiéis a homens e a partidos políticos. Antes importa obedecer a Deus do que aos homens. Nós cristãos, muitas vezes, sofremos a intolerância dos que tudo toleram (só não toleram o que vai contra a tolerância deles)! Que os deputados federais do PT Walter Pinheiro (Bahia) e Gilmar Machado (Minas), ambos membros de igrejas batistas, continuem testemunhando uma conduta idônea e coerente com os ensinamentos de Cristo. Oremos por eles! Que Deus abençoe ao Pr. Paschoal Piragine Junior, que Deus abençoe o Sr. Geter Borges de Souza, que Deus abençoe a todos nós, que Deus abençoe a nossa pátria!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra.


-----------------

Comentário do IberoSampa:

Está na hora dos cristãos evangélicos mostrarem sua cara e sua força, no sentido de assumir perante a opinião pública quais são seus reais motivos e valores em se tratando de política. Sendo mais de 40 milhões de crentes, não é possível que não possamos mudar o cenário nefasto, varrendo do cenário político - com o poder do voto - homens e mulheres públicos que transformam suas concepções e convicções pessoais distorcidas, em decretos, leis e políticas públicas que demandam contra a Palavra de Deus, contra os princípios elementares da vida humana e questões morais inegociáveis quanto à constituição e manutenção da família. Outrossim, é lamentável que inúmeros líderes evangélicos estejam loteando suas denominações e congregações a partidos partidos políticos em troca de favores, concessões e outras frivolidades.  -  pr Aécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário