Translate

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

VALE A PENA LER DE NOVO


RADICALIZE: NÃO VOTE EM EVANGÉLICOS

Calma! Antes de julgar pelo título leia o artigo na íntegra!

É cada vez mais crescente o interesse de ministros evangélicos pela política. Pena que este interesse seja movido por interesses que, boa parte das vezes, fogem às regras das boas intenções e motivações. Escrevo e afirmo sem medo de estar julgando (e se estivesse, estaria no meu direito) que nem mesmo o altruísmo, o heroísmo ou a simples generosidade estão embutidos no tal interesse.

Entendo que há muitos irmãos que são bem intencionados e alguns (tipo agulha no palheiro) são realmente preparados e capazes de realizar bons trabalhos na vida pública, seja em que cargo for.

Mas, a experiência tem mostrado que muitos ministros evangélicos que migram para o terreno político se tornam grandes cafajestes, causadores de escândalos, oportunistas demagogos, falastrões insensatos e exímios aproveitadores do expediente que as credencias políticas conferem – estas, por sua vez, são conhecidamente usadas para favores pessoais, denominacionais e outras coisas não muito diferentes.

Você que é crente e está lendo esta mensagem pense rápido: Faça uma lista mental de 10 políticos evangélicos, de suas respectivas obras ou trabalhos relevantes (não vale plaquinha de cidadão honorário para apóstolos e afins, nem nome de pastor falecido em ruas ou praças, tá?) para sua cidade, estado ou país. Conseguiu? É muito difícil!

Somados os vereadores, deputados estaduais e federais, senadores e ocupantes de cargos políticos por indicação, talvez cheguemos à casa dos milhares de irmãos e irmãs das mais variadas denominações. Mas, mais uma vez perdoem-me mais a acidez: Boa parte deles são tão parasitas quanto quaisquer ateus ou adeptos de outras religiões ou crenças, quando o são.

Antes que me crucifiquem, quero deixar registrado que entendo, aceito e até creio que se faz necessário a presença de pessoas que representem o Reino, e influenciem com o poder do Evangelho os meios políticos. Entendo que o registro Bíblico mostra que Deus usou providencialmente homens e mulheres para realizarem grandes obras a partir de cargos, posições ou influencias políticas – e que Ele pode fazer isto nos dias de hoje. Na verdade, o título foi apenas uma maneira de chocar e atrair o leitor para o corpo do texto, pois creio que é possível ser mais criterioso na hora de votar por pessoas que vão não só representar o bairro, a cidade, o estado ou a nação: Eles irão representar o Reino do Senhor Jesus! Por isto, NÃO VOTE EM EVANGÉLICOS:

• Que não tenham testemunho condizente com a Bíblia;

• Que não possuam satisfatórios preparo e conhecimento teológicos;

• Que não sejam membros ativos de alguma igreja ou denominação;

• Que não queiram ou não se deixem ser mentoreados por líderes capazes e imparciais;

• Que não tenham uma plataforma ou proposta coerentes com suas aspirações políticas;

• Que não estejam dispostos a deixar a titularidade de suas congregações – no caso de pastores responsáveis diretos por rebanhos – pois é quase impossível conciliar a vida pública com o expediente pastoral;

• Que não tenham capacidade intelectual e formação suficientes;

• Que não tenham um histórico que justifique sua incursão na política.

É do conhecimento de todos que na época de eleições muitas igrejas, lamentavelmente, fervilham de candidatos em busca de votos. Alguns deles são verdadeiros “diabos”, mas se “transfiguram em anjos de luz” no afã de conquistarem mais eleitores – alguns até já politizaram o“glória a Deus” e o “aleluia”; outros até pregam com fervor!

Há até irmãos candidatos que apelam para profecias, sonhos e visões – que muitas vezes não se cumprem nas urnas!

Neste tempo, congregações inteiras são mobilizadas e orientadas a votarem nos candidatos e partidos que seus pastores julgam melhores (leia-se “candidatos e partidos que lhes oferecem maiores vantagens”)... É o tempo em que muitas igrejas se transformam em comitês políticos; muitos pastores se trasvestem de cabos eleitorais; muitos púlpitos viram palanques e muitos crentes passam de ovelhas a vaquinhas de presépio! Por estas e por muitas outras razões, não aconselho e nem voto em qualquer evangélico!– pr Aécio

_________________________________

Comentário adicional: Algumas vezes assisto ao horário eleitoral e fico dividido em minha raiva com patética atual situação política brasileira. Fico entre o dissimulado humor amarelo do palhaço mais sem graça do país e a sordidez farisaica e proselitista de alguns "bispos", "apóstolos", "missionários" e outros puxadores de votos (ou será puxa-sacos?). - pr Aécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário