Translate

sexta-feira, 23 de abril de 2010

COMO SE NÃO BASTASSE NOSSO PRÓPRIO LIXO...


Como se não bastassem os saqueadores e vendedores de ilusões brasileiros, ainda temos que suportar os comerciantes da fé tipo importação. Meus Deus! Me ajude de novo!... É muito lixo que vem do exterior para “botar pilha” no já tão achincalhado cenário de pregadores em nossas terras. É cada um pior do que o outro! Onde vamos parar!
Hoje as pessoas escolhem se querem ser enganadas em sua língua natal, ou se querem ser saqueadas em “línguas estranhas” com direito a intérprete!
Desde quando preciso fazer propósito de ofertar novecentos, mil reais ou qualquer outro valor para ser abençoado?! Onde está isto na Bíblia? Só sendo muito tapado para acreditar nestas besteiras?

Toda pessoa sensata e com o mínimo de inteligência pode encontrar na Bíblia que para ser abençoada não precisa seguir formulinhas ditadas, inventadas por homens interesseiros na autopromoção. Sim, eles até falam da glória de Deus, mas querem mesmo é glória para si!
Tenho pregado sobre prosperidade sem atalhos, sem barganha com Deus e sem o contorcionismo característico que aqueles pregadores fazem para garimpar na Bíblia passagens e versículos totalmente fora do contexto, aplicando-os de modo a dar um aspecto de veracidade às suas mentiras. Para mim, estas porcarias que chamam de propósito com Deus soam mais como uma espécie de atalho para alcançar o que só é possível se nos dispormos a viver reta e justamente diante de Deus. Eis o “X” da questão! A gente mata a charada agora, quer ver: De um lado temos o pregador que quer ficar rico, poderoso e famoso, do outro, pessoas que querem tudo resolvido num passe de mágicas! Então, entre “pir-lim-pim-pins!” e“alakazans!”, somados ao “em nome de Jesus”, mais um sacrificiozinho quantificado, dá a equação certinha: Está abençoado... É engano pra mais de metro – como dizem os mineiros! Fácil, não?! Não interessa se o sujeito é adúltero, sonegador, ladrão, contraventor, traficante, idólatra, etc. Basta seguir a formulinha e a mágica da benção vai se realizar! Vai nessa...

Em minhas pregações tenho procurado mostrar algumas verdades que tanto os pregadores de araque conterrâneos, quanto os pregadores da prosperidade made in USA nem ousam comentar para não perderem a clientela:

1 – Prosperidade na Bíblia não tem nada a ver com a simples aquisição e retenção de bens materiais, saúde e status. Está muito mais relacionada a um estilo de vida temente e obediente a Deus, que resulta em satisfação, paz e plenitude interior. Isto é tão contraditório que não poucas vezes conhecemos situações em que a desgraça para muitas famílias começa exatamente quando a riqueza chega. Escutei a frase de um pregador norte americano que dizia algo assim “se alguém diz que dinheiro não traz felicidade, é porque nunca teve”... Este pregadorzinho precisa se converter!

2 – Os púlpitos dos pregadores da prosperidade são os únicos lugares em que encontramos ênfase demasiada em riquezas. Jamais encontraremos isso na Bíblia. Procure no Antigo e no Novo Testamento alguma passagem que afirme que todos os filhos de Deus, os crentes, ficariam ricos, ou não sofreriam, ou não passariam por dificuldades seja elas quais forem. Quando muito, o que a gente precisa é fazer um contorcionismo imenso para emendar um versículo aqui, outro ali para fundamentar teorias de promessas de sucesso financeiro – tudo muito absurdo e desconexo.

3 – Afirmar que uma pessoa é abençoada por que possui muitos bens é o mesmo que dizer que a água do mar mata a sede só porque também é água! Muitos milionários são miseráveis, infelizes e desgraçados – inclusive muitos crentes! Muitos podem até ter riquezas, mas não possuir a fidelidade do cônjuge; outros podem ter bens, mas não ter a salvação; outros ainda possuem vida regalada, mas são viciados e oprimidos; etc.

4 – Entendo que os bens materiais podem ser dons de Deus, visto que tudo é d’Ele. Porém, nenhuma pessoa pode exigir ou determinar isto ou aquilo em matéria de riquezas, por exemplo – tudo o que podemos fazer é crer e orar, exigir ou determinar nunca. Quando Ele abençoa Seus servos desta forma é porque há propósitos bem definidos, visto que as riquezas segundo Deus são um meio, não um fim em si mesmas. Nenhum cristão deve desejar riquezas se não quiser consagrá-las inteiramente ao Senhor para que não caiam em “tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína” (I Tm 6.9).

5 – Campanhas, correntes e outras modalidades litúrgicas que carregam a pretensão de tornar as pessoas prósperas são o maior 171 da fé que vejo praticado em muitas igrejas! Conheço pessoas que há mais de vinte anos participam destas falcatruas e até hoje vivem na pindaíba – Deus tem preferidos e preteridos?! Tais correntes e campanhas são uma obscenidade, uma violência contra a soberania de Deus!

6 – A primeira pessoa que quis fazer negociata no céu virou o diabo. O crente precisa tomar cuidado para que sua volúpia por riqueza não o transforme num capeta – mais uma vez não resisti o trocadilho! Barganhas do tipo “Deus me faz próspero para que eu abençoe Tua obra” é conversa fiada! Muita gente é extremamente fiel em oferta e dizimar enquanto ganha salário mínimo, mas quando vê dinheirão na mão... Ai, ai... Já vi cada coisa!

Se restou alguma dúvida, quero convidar o amado leitor para saborear aquilo que para mim é a síntese da prosperidade plena. É Salmo 128.1: “Como é feliz aquele quem teme ao Senhor, quem anda nos seus caminhos!” (NVI) – qualquer pregação que vá além disto no mínimo insensata! - pr Aécio

----------------------

P.S. 1: Em resposta a um senhor reconhecidamente "sábio", "humilde", "sereno", "modesto", "moderado" e "generoso" da TV quero pedir aos leitores que julguem esta e todas as postagens que publicamos à luz das Escrituras (e de bom senso). Aí sim, devem compará-las para saber quem é picareta, caluniador, levantador de falso testemunho, fofoqueiro, falador de bobagem, medíocre, invejoso, crítico que não faz nada no meio do povo de Deus, bandido ou fazedor de intriga (estes adjetivos foram emitidos pelo "amoroso" senhor em rede nacional, para todos aqueles que discordam ou criticam sua teologia sensacionalista e pífia - muito difrente de alguns anos atrás!).

P.S. 2: Sei que muita gente pode até ser mal intencionada ao usar as ferramentas de mídia, internet, etc., mas depois de ouvir a “bombaça” que não passou de um traquezinho tive a certeza de que eles estão começando a ficar incomodados, depois vão ficar apavorados e então... Tudo virá à tona. É uma questão de tempo.

P.S. 3: Caso algum leitor tenha dúvidas sobre o que lê em nosso Blog, tenha a liberdade de nos escrever, de visitar-nos em nossa igreja ou de tomar um café com a gente (um de cada vez, por favor!). Se os grandões metidos a besta da mídia tem alguma coisa pra esconder e nós estamos “cavucando” é só se emendarem. No meu caso, a única coisa que tenho vontade de esconder de vez em quando é a cara, por saber que pastores e denominações inteiras, estão patrocinando os maiores vexames na tão curta história da igreja evangélica brasileira, e ainda querem posar de “ministros do Evangelho”.. Ai, ai... Talvez um dia foram, hoje são ministros de si mesmos ou de suas denominações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário