O INFERNO É A SEPULTURA OU UM LUGAR DE TORMENTO CONSCIENTE? - MATEUS 5.29
PROBLEMA: Em Mateus 5.29 Jesus refere-se ao "corpo" como sendo "lançado no inferno", e o salmista fala de "ossos" sendo espalhados à boca do Seol [inferno] (Sl 141-7, R-IBB). Jacó falou que suas "cãs" desceriam ao inferno [ Seol] (Gn 42.38; cf. 44.29, 31, R-IBB). Entretanto, Jesus referiu-se ao inferno como um lugar para o qual a alma vai depois da morte, ficando conscientemente em tormentos (Lc 16.22-23). O "inferno" é apenas a sepultura, como as Testemunhas de Jeová e algumas outras seitas ensinam?
SOLUÇÃO: A palavra hebraica sheol, traduzida em algumas versões como inferno, ou transliterada como Seol (R-IBB) ou Xeol (BJ), é traduzida também como "sepultura" (como na ARA, na EC e na SBTB) ou "cova". Ela significa apenas "o mundo invisível" e poder referir-se tanto à sepultura, onde o corpo fica fora da visão depois do enterro, como ao mundo espiritual, que é invisível aos olhos mortais.
No AT, sheol é usada frequentemente significando sepultura, já que indica o lugar para onde os "ossos" (Sl 141.7) e "cãs" (Gn 42.38) vão após a morte. Até mesmo a ressurreição do corpo de Jesus é dita como sendo do "hades" [ inferno] (isto é, da sepultura) (At 2.30-31, R-IBB), onde sua carne não viu a corrpução.
Conquanto possa haver no AT algumas alusões ao "inferno" como um mundo espiritual (cf. Pv 9.18; Is 14.9, R-IBB), o "inferno" (em grego: hades) é descrito claramente no NT como um lugar de espíritos que já partiram (almas). Anjos lá estão (II Pe 2.4), e eles não têm corpos. Seres humanos que não se arrependeram estão lá em conscientes tormentos após a sua morte, e os seus corpos estão enterrados (Lc 16.2-25).
No fim aqueles que estiverem no inferno serão lançados no lago de fogo com o diabo, onde "serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos" (Ap 20.10, 14-15). Jesus falou muitas vezes do inferno como sendo um lugar de tormentoa conscientes e eternos (cf. Mt 10.28; 11.23; 18.9; 23.15; Mc 9.43, 45, 47; Lc.12.5; 16.23).
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EXTRAÍDO DO MANUAL POPULAR DE DÚVIDAS, ENIGMAS E "CONTRADIÇÕES" DA BÍBLIA / NORMAM GEISLER E THOMAS HOWE- PG. 340
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