Translate

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PAÍS DO MÊS: ÍNDIA



Localizada no Sul da Ásia Central, a Índia é um país quase três vezes menor que o Brasil em extensão, mas que tem uma população quase seis vezes maior! Em Maio de 2.000 nasceu o bebê que elevou a população indiana a 1 bilhão de habitantes, ocupando a posição temporária de segundo país mais populoso do mundo, já que as previsões indicam que no próximo século irá ultrapassar a população de China, se não forem intensificados os esforços para controlar o seu crescimento demográfico com programas mais eficientes de conscientização e esclarecimentos junto da população mais carente, onde geralmente as famílias têm maior número de filhos. A Índia ficará assim o país étnica e socialmente mais dividido do mundo, com seus mais de três mil diferentes grupos, entre tribos, castas e sub-castas. Nos nossos dias, a Índia segue na história, atraindo milhares de turistas do mundo todo, que diariamente se mobilizam para lá, fascinados por tudo que faz parte da sua civilização, sem igual no planeta Terra. O grande desafio do presente, continua a ser a elevação do seu nível de vida.

Missões na Índia

A Índia figura entre os países que mais carecem da pregação do Evangelho, dado o enorme número de pessoas que ainda não tiveram oportunidade de ouvir as Boas Novas de Jesus. Segundo os últimos dados estatísticos disponíveis, a Índia tem 82% de hindus, 11% de muçulmanos e 2,6% de cristãos. Neste número, 2,6%, estão incluídos os católicos, os membros da Igreja Mar Toma e outros pseudos cristãos como as Testemunhas de Jeová e os Mormons.
A tolerância religiosa defendida pelo hinduísmo, de certa maneira nos facilita a evangelização dos hindus, que facilmente aceitam a Jesus, pois Ele representa apenas mais um deus no seu panteão de 33 milhões de deuses. O que se torna árduo na nossa tarefa é conduzi-los à compreensão de que Jesus Cristo é o Único Deus verdadeiro! E esse trabalho demanda tempo, sabedoria, unção, paciência e muito amor!


Curiosidades

A igreja da Índia cresce de maneira vertiginosa. Hoje ,cerca de 70 milhões de indianos declaram-se evangélicos, segundo dados da missão Operação Mundial. Tal número, se verdadeiro, a colocaria entre as oito maiores populações cristãs do mundo, logo atrás de Filipinas e Nigéria, e maior do que em nações de forte tradição protestante, como Alemanha ou Reino Unido. Só que, diferentemente dos irmãos de em outros países, os crentes da Índia vivem num contexto espiritual bem próprio e hostil – o panteão hindu tem quase 300 milhões de deuses e há grupos religiosos extremistas atuando no país. Quando fundamentalistas hindus venceram as eleições nacionais em 1998, trouxeram com eles um hinduísmo radical que fomentou perseguição aos cristãos e leis contrárias à conversão. O evangelismo público tornou-se praticamente impossível. Missionários indianos, então, deixaram as pregações e reuniões nas ruas, estabelecendo-se e em lugares específicos com o intuito de abrir escolas, oferecer desenvolvimento econômico e treinamento, bem como implantar igrejas domésticas. Dez anos depois, na região de Orissa, confrontos religiosos deixaram mais de mil cristãos mortos e aldeias inteiramente destruídas. Grupos radicais de orientação hinduísta, maoísta e muçulmana costumam perseguir as comunidades cristãs, muitas vezes com a complacência das autoridades.
Mesmo assim, oportunidades para espalhar as boas novas do Evangelho parecem estar em todo lugar. Outra organização missionária, a Operação Mundial contabiliza 2.223 grupos ainda não evangelizados na Índia, cinco vezes mais do que na China, a segunda nação menos alcançada do mundo. “Índia, Afeganistão e Paquistão formam a maior concentração da humanidade não alcançada do mundo”, afirma Jason Mandryk, ligado à entidade. Contudo, por toda a vasta nação, relatos sobre conversões a Cristo se sucedem. A Operação Mobilização, uma das maiores agências missionárias que atuam no país, cresceu a ponto de abranger 3 mil congregações, das quais trezentas surgiram na última década. Certo ministério, com base em um hospital no norte da Índia, testemunhou 8 mil batismos ao longo dos últimos cinco anos, após um longo período de poucos resultados na pregação. As detalhadas estatísticas da agência missionária mostram que a Igreja cristã está crescendo a uma taxa três vezes maior do que a população hindu da Índia.

COM INFORMAÇÕES DE VÁRIAS FONTES
____________________________________________

*DETERMINADAS FONTES AFIRMAM QUE O NÚMERO DE "DEUSES" NA ÍNDIA PODEM CHEGAR A 300 MILHÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário