Translate

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CHAMADO MINISTERIAL - I

"Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!" - Êxodo 3.4

Com a chegada da era das facilidades não há quase ninguém que queira sacrificar-se em nome do chamado para o santo ministério. Homens e mulheres acumulam títulos e diplomas que tem um caráter cada vez menos comprometido com a visão de Reino – a visão de Jesus. Hoje em dia não precisa fazer muito esforço para esbarrar num apóstolo! Bispo, então, virou carne de segunda! Daqui a pouco vamos ter de engolir os Anjos, Arcanjos, Querubins e Serafins de carne osso, sentados nos tronos de seus púlpitos particulares – desculpem-me, mas não resisti a ironia.
Fico abismado quando ouço que alguém condiciona seu ministério ao seu way of life (como se nós tivéssemos o poder de dizer para Deus que Ele está autorizado a fazer só o que a gente quer ou manda, dentro de nossas condições). Mais abismado ainda, fico quando sei de alguém que abandona o ministério em nome das circunstâncias temporais. Afinal, quem foi chamado para o ofício ministerial deve ter a firme convicção de que será capacitado a romper com a barreira do comum, do previsível e corriqueiro. Quem foi chamado, deve crer que foi convocado para viver a um nível acima – o que é impensável até para a imensa maioria dos crentes.
Vez por outra escuto frases assim “Não sei como é que o senhor consegue ser pastor!”; “Deus me livre! Jamais quero ser pastor!”; “Puxa o senhor deve ser super!”; “Como o senhor consegue?!”; “Deve ser horrível ser pastor!”; etc. Esta mentalidade oscila entre a simples ignorância (típica de quem não conhece a dinâmica espiritual que envolve o chamado), e o pensamento secular egoísta e hedonista que afeta, inclusive, um sem número de cristãos na atualidade.
É preciso citar aqui, inclusive, os muitos seminários que estão cheios de pessoas sem nenhuma convicção de chamado. Estes, são atraídos pelo marketing enganoso das igrejas midiáticas e ingenuamente idealizam um ministério rodeado de cenários; repletos de clichês performáticos e cobertos de maquiagem que escondem não só as rugas e olheiras dos apresentadores, mas a realidade nua e crua que se verifica no dia a dia de um ministro realmente sério e honesto.

Tenho dito que existem pessoas que estão confundindo a voz de Deus com barulho de trem! Muita gente me procura e diz “Pastor, senti um chamado de Deus!”. Para estes, faço uma analogia com a passagem em que Moisés é chamado para livrar o povo do Egito e digo: “Viu a sarça ardendo? Então, tira a sandália porque vai começar um processo longo e doloroso em direção à Canaã!”. Alguns reagem de maneira estranha na hora, indagam, questionam algumas coisas e aos poucos vão se adequando ao processo. Outros iniciam algumas ações aqui e acolá, mas desistem nas primeiras lutas – concluem que não era bem isto que queriam e vão continuar buscando (?). Outros, porém, nunca mais me procuram – pode ser que tomaram o primeiro vôo em direção à Canaã! - pr Aécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário