Translate

sábado, 17 de outubro de 2009

INVEJA

Inveja é atestado de incapacidade – é assim que defino este sentimento que arrasta um bocado de gente para o submundo da falta de moral e de ética. Por trás da inveja sempre há alguém frustrado, de mal com a vida e insatisfeito com seus próprios padrões.
A inveja protagoniza roteiros de filmes e novelas, está nos romances, na boca dos fofoqueiros profissionais da mídia, nas conversas das carolas de plantão e de quem não tem o que fazer. Enfim, a inveja é uma praga quase onipresente.
Alguns mitos sobre a inveja podem ser verificados no cotidiano. Por exemplo, o pessoal da Igreja Universal sacramentou um jargão meio estúpido que virou o adesivo “Inveja: Tá Amarrado” (hilário!). Com isso há quem pense que a inveja é uma espécie de demônio ou algo parecido. Ah! A inveja tem os codinomes “Olho Gordo” ou “Olho Grande”, os quais engrossam a superstição defendendo uma tese de fundo de quintal de que a maneira como alguém olha pode “liberar energias negativas” (risos). Há quem use até amuletos para se “proteger” da coisa... Bobagem!
Outro mito corrente é o de que a “inveja mata” (há um filme com este nome). Quanto a este, precisamos tecer um comentário um pouco mais profundo. Segundo o Houaiss, inveja é:
“1. Sentimento em que se misturam o ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade, prosperidade de outrem;
2. desejo irrefreável de possuir ou gozar, em caráter exclusivo, o que é possuído ou gozado por outrem.”

Sendo assim, podemos entender que se alguém se deixar possuir por este sentimento nefasto, de maneira extrema, poderá chegar às vias de fato mesmo. Por outro lado, a inveja “mata” relacionamentos e distancia amigos. Penso que uma pessoa invejosa por si só pode trazer sérios malefícios para seu bem estar físico e mental, logo poderá morrer de inveja mesmo (isto não é um dado científico).
Para terminar, apenas confirmo o pensamento do início definindo um pessoa invejosa com uma frase mais elaborada: O invejoso é um indivíduo frustrado e incapaz de realizar seus próprios sonhos e atingir seus próprios ideais. - pr Aécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário