Translate

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

MUITA FÉ, FÉ DEMAIS

Ainda era novinho convertido quando passei a observar as “novas modalidade de fé” (fé no sentido expressão) que aos poucos surgiam no cenário evangélico brasileiro. Obviamente, ainda não tinha nenhum senso crítico ou conhecimento bíblico suficientes para analisar, criticar ou mesmo emitir opiniões bem elaboradas, convictas acerca do assunto. No entanto, meu “desconfiômetro” - que sempre funcionou muito bem, obrigado! – dizia que o negócio não cheirava muito bem e que teríamos sérios problemas com as tais das campanhas, correntes e com o preocupante lixo evangélico formado pelos patuás e amuletos supostamente criados com base em figuras, textos e símbolos bíblicos (rosa, sal, óleo, cajado, trombeta, arca, etc.).
Já se passaram mais de vinte anos e “Aécio tinha razão...”! O negócio fede e está piorando!
Hoje pastor, mas procurando conservar a duras penas e com muito esforço o que considero ser o fio que me mantém preso ao compromisso moral e espiritual da vida cristã: a simplicidade do Evangelho de Jesus Cristo.
Disse a duras penas, pois pensar diferente e protestar contra o que os hiper pregadores dos hipermercados da fé pregam é ser taxado de intolerante, grosseiro ou alguém que não tem amor pelos irmãos!
Para se ter uma idéia, a irracionalização (lembre-se que já foi dito que “fé sem razão é superstição”) e a alienação a que muitos de nossos irmãos são submetidos por certos pregadores chega às raias da loucura, da insanidade! Coisas que só poderiam ser explicadas se comparadas ao fanatismo típicos de religiões e seitas extremistas, estão sendo observadas no meio evangélico, e crescendo a passos largos!
Veja, por exemplo, a catarse e o poder hipnótico provocados por pregadores messiânicos, cantores e bandas gospel, além de outras figuras conhecidas entre nós. Perceba que os que eles falam é lei e o que fazem se torna regra, padrão!
Observe também os novos movimentos iniciados sob a mais variadas alegações, bandeiras e clamores por pseudo reformas, alavancados por homens e mulheres vaidosos, rebeldes e megalomaníacos – são cegos, guiando outros cegos.

Como é fácil enganar um crente hoje em dia! Basta colocar um galão de água mineral de águas nas costas e subir um morro para obter a admiração e a credibilidade de pessoas das mais diferentes classes sociais e níveis culturais. Basta ficar rico às custas da manipulação das massas e do empresariamento da crença alheia, alegando que isto é fruto da prosperidade divina para obter o grau de bispo, apóstolo, etc. Basta inventar uma teologia nova, baseada em textos fora do contexto e sair por aí repleto de pretextos, berrando aos quatro ventos o que a Bíblia jamais disse, o que Deus nunca prometeu e o que Jesus jamais idealizou para Sua Igreja!
Como é fácil ludibriar um irmãozinho na fé. Solte a voz, cante um “mantra” gospel nas mais altas notas musicais, repita várias vezes o mesmo refrão e terás um admirador fanático, um fã ardoroso! Aliás, pra que se preocupar com santidade, se o que vale hoje em dia é a imagem, a voz e a performance diante das câmeras?!
Como é fácil convencer uma pessoa a adquirir um carnezinho “sagrado” (profano até o último) para manter programas no ar que mais causam polêmicas, dúvidas, escândalos e ridicularização ao Evangelho!
Como é fácil olhar para os milhões e milhões de crentes espalhados por todo nosso país, que abarrotam os templos faraônicos e dizer: “É um avivamento!”. Mesmo sabendo que aqueles templos são muitas vezes erigidos com o mesmo espírito do Nabucodonozor * e que uma parte considerável daquelas pessoas não estão ali atraídas por uma vida de santidade, ou em busca de um compromisso com o discipulado e muito menos desejosas por uma vida de entrega e serviço cristãos: Eles querem a benção... O Abençoador só não serve!

Finalmente, há poucas décadas nosso país tinha poucos crentes, logo, a fé evangélica não possuía tanta expressividade. Hoje, para muitos, o Brasil pode estar vivendo uma explosão de fé. Concordo e celebro com restrições. Queira Deus que possamos encontrar um ponto de equilíbrio. Nem pouca fé, nem muita fé, nem fé demais... Apenas fé! É o suficiente!

*(Leia Daniel 4.30)

- pr Aécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário