Translate

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O BÊBADO E O TAXISTA

“Um dos meus clientes é pastor como você, e sempre que vou apanhá-lo já entra no taxi bêbado!”. Foi assim que o taxista iniciou o (inevitável) assunto sobre religião comigo há dois dias.
Sempre que alguém fala sobre um escândalo, um vexame ou outra “peripécia” qualquer protagonizada por algum brother, respondo: “Tá na Bíblia! Jesus mesmo falou sobre isto!”. Acho que na maioria das vezes isto funciona como uma espécie de analgésico.
Houve um tempo em que estas perguntas e questionamentos eram raras. Percebo que estão se tornando mais freqüentes (e mais feias).
Tenho várias linhas de pensamentos para tentar desvendar os mistérios que envolvem o aumento na demanda de escândalos made in church:

a) Às vezes penso que é proporcional ao crescimento numérico;
b) Talvez seja por que há uma maior intolerância religiosa;
c) Pode ser pelo motivo da rapidez e multiplicidade das mídias;
d) Outras vezes penso que é mera especulação e polêmica mesmo;
e) Tá na cara que tem muito sem vergonha deitando e rolando em nome da fé;
f) A Bíblia já se antecipou (vide comentário acima);
g) O inimigo “está furioso” (este reconheço que é tosco mesmo!);
h) O poder e o dinheiro corrompem cada vez mais;
i) Vai chegar a hora que Deus vai dar um basta nos magnatas donos das “emprejas”;
j) Meu papel é orar.
   Etc.

A despeito de quaisquer questionamentos e pensamentos, sempre fico pensando em quem mais é prejudicado ao presenciar um desses deslizes evangelicóides. Certamente que os promotores dos fatos sairão ao menos chamuscados de um jeito ou de outro. Porém, meu lamento nem é por para eles. Acho que cada um tem mais é que dar conta de sua estupidez e pagar cada centavo diante da justiça de Deus e, se necessário for, da justiça dos homens – sinceramente não tenho um pingo de dó daqueles cristãos que são punidos com cadeia e/ou outras penas em conseqüência de ilícitos que praticam (lamento apenas pelos nossos irmãos que sofrem punições por causa da fé em Cristo, como naqueles lugares em que há perseguição).

Meu lamento mesmo é por aqueles que acabam julgando todos os crentes a partir do mau testemunho inconseqüente daqueles que até podem ter um bom discurso, mas não têm compromisso com a santidade – como inúmeros pastores e demais líderes adúlteros, usurpadores, mercenários, etc. Lamento por aqueles que serão impedidos de crer e de conhecer o amor de Deus por causa de crentes desonestos, maliciosos, imorais, violentos, etc. Lamento por saber que para aquele taxista, pastor não é apenas um modelo de fé e lealdade à Palavra de Deus... Pastor também pode ser apenas mais um bêbado!

"Mas ai de vós... hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando."  -  Mateus 23.13
- pr Aécio -

Nenhum comentário:

Postar um comentário