Translate

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

“SUA MENSAGEM FOI COMO UMA ESPADA”

“Se a informação é de graça, qual o valor do conhecimento?”. Esta frase utilizada em um comercial no ano passado, fala muito utilizando poucas palavras. Traduzi ela assim: Se há tantas maneiras de aprender, porque continuamos ignorantes? Faço-me esta pergunta constantemente. Quando olho para muitos crentes e principalmente obreiros hoje, tenho vergonha de pertencer à classe. Não quero com isso que você meu amado irmão(ã) fique com raiva ou se ofenda por causa do que estou escrevendo. Simplesmente porque não há justificativa que possamos lançar mão para nos livrarmos do fato de que somos preguiçosos para estudar.

Tudo bem, podemos dar um desconto porque moramos em um país que não investe em educação, muito menos em preparo dos professores. Mas não é desculpa para nós, que somos obreiros do Senhor. Que muitas vezes nos utilizamos da Sua Palavra para falar em nome Dele. Se formos enumerar quantas pregações já ouvimos, aulas, palestras, congressos que nos foram ministrados, em que o palestrante não teve a menor preocupação ou intimidade com o texto, perderíamos a conta. E não estou me referindo a conhecimento profundo, de hermenêutica, exegese de textos originais, nada disso. Apenas uma rápida leitura do contexto (o que se aprende em Escola Dominical) já o deixaria constrangido, quando não mudaria totalmente o significado do que está se falando.

É lamentável que ainda hoje ouvimos de obreiros a seguinte frase: eu não gosto de ler; ou não tenho paciência pra ficar estudando. Ah, se os obreiros do início tivessem o privilégio que temos hoje de freqüentar um seminário ou ainda por mais simples que seja, uma Escola Dominical. Se tivessem tido o acesso que temos hoje a programas multimídia; Bíblias que fazem do pregador um mero microfone - porque a mensagem já está toda impressa – teriam influenciado gerações e gerações além do que já fizeram.

A frieza de muitos obreiros com relação à Escola Dominical é prejudicial a eles mesmos. Muitos não se envolvem porque desconhecem o papel que ela desempenha dentro da igreja, e com isso, ficam impedidos de crescer junto com a mesma.
Só para efeito de didática, a Escola Dominical: É uma ferramenta de evangelização e discipulado; lugar de integração e comunhão; instrumento para crescimento e amadurecimento da igreja; promoção do ensino da Palavra de Deus; estímulo para o surgimento de novos líderes; mobilização para os alunos chegarem ao ministério; fonte de avivamento espiritual; edificação da família cristã; agência educadora e transformadora; além de atender aos anseios da grande comissão; etc., etc.,. Se fôssemos destrinchar cada um desses pontos, não terminaríamos tão cedo e não é esta minha intenção.

Meu objetivo aqui, é fazer você meu caro(a) irmão(ã) refletir sobre a importância de se frequentar uma Escola Dominical. Muitos não tem acesso a seminários, então, a EBD ajuda bastante no seu crescimento espiritual, inclusive quando você está ministrando. Quero terminar voltando ao tema: Muitos obreiros ficam felizes quando ouvem uma frase assim: “Sua mensagem foi como uma espada hoje!!”. Na cabeça dele, ele pensa o seguinte... “Uau..., hoje a Palavra que eu preguei foi lá na divisão da alma e do espírito desse irmão”. Mas na verdade, o irmão quis dizer “...essa mensagem foi uma espada mesmo: comprida e chata!!!

Pense nisso.
- pr Robson-

Nenhum comentário:

Postar um comentário